domingo, 16 de setembro de 2012

O que há por trás do IBOPE e DATAFOLHA



Essa semana IBOPE e DATAFOLHA mostraram o cenário do momento na corrida pela prefeitura de Curitiba. Na pesquisa mais recente, o IBOPE, o candidato a reeleição Luciano Ducci (PSB) aparece na frente, tem um ponto a mais que Ratinho Junior (PSC), ou seja, estão empatados. Na DATAFOLHA Ratinho aparece seis pontos a frente de Ducci, o que significa o limite da margem de erro. Muito bem. Tirando a matemática básica, essas duas pesquisas trazem informações importantes para os candidatos e para o eleitor e escancaram os grandes erros e acertos nas estratégias usadas pelos três candidatos mais bem pontuados. Os dois já citados e Gustavo Fruet do PDT. Vamos entender qual é a principal informação desses últimos levantamentos, o que há por trás dos números.

IBOPE. A pesquisa dá um fôlego novo para Luciano Ducci, que pela primeira vez rompeu a casa dos 30 pontos. A passada foi larga porque no último IBOPE ele tinha 23% e Ratinho 28%. Ou seja, Ducci foi o que mais cresceu. Foram 8 pontos, ultrapassou os 30% e o fenômeno dessa eleição, Ratinho Júnior. A partir de agora a turma de Ducci vai Acelerar mais a campanha para não deixar o candidato perder ritmo e pontos.

DATAFOLHA. Esse levantamento releva sim os grandes erros das campanhas, em especial de Ducci e Fruet. Aqui Ratinho Júnior, como em todas as outras pesquisas, aparece bem pontuado, mas mais do que isso, lidera. Ratinho mostrou uma curva de crescimento constante, enquanto Ducci sofria para crescer, mesmo com as máquinas municipal e estadual a seu favor e Fruet despencava, abraçado com os ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo. Pois bem. Fica muito evidente que enquanto as turmas de Luciano Ducci e Gustavo Fruet tinham como foco atacar um ao outro o menino da eleição corria pelas berradas e crescia. Tanto Ducci como Fruet acreditavam que Ratinho iria esvaziar, chegaria no teto e decresceria rápido. Os dois achavam que iriam para o segundo turno e “protegiam” Ratinho imaginando ganhar o apoio dele na segunda disputa. Bem, não deu certo. Foi uma projeção arrogante que beneficiou Ratinho, que de bobo não tem nada. Agora nas próximas 3 semanas podemos esperar uma mudança de estratégia, principalmente do grupo de Fruet que vai atacar. Ducci também já percebeu que não poderá simplesmente ficar olhando o fenômeno de votos Ratinho, senão corre o risco de comer poeira. A partir de agora vale a máxima de uma eleição disputada: do pescoço para baixo é tudo canela. (JH)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles