sábado, 22 de setembro de 2012

Fim de semana em Curitiba será marcado por eventos ao ar livre



Este fim de semana, que marca a chegada da primavera no Hemisfério Sul, tem uma agenda repleta de atividades em Curitiba. Ironicamente, a previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que a temperatura caia em relação ao calor dos últimos dias de inverno. Com tempo nublado e temperaturas amenas, máximas de 23ºC, o curitibano poderá curtir uma programação que tem como destaques o Dia Mundial sem Carro, a Caminhada do Coração e o Haru Matsuri.
Para a celebração do Dia Mundial sem Carro, a Avenida Cândido de Abreu será fechada no sábado (22) para circulação de carros, das 7 às 17 horas. O trecho interrompido vai desde a Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu, até a rua Heitor Stockler de França, uma quadra antes do Shopping Mueller. A ideia é transformar a avenida em uma feira de serviços da prefeitura. Entre as atrações, estão um estande para confecção de cartão transporte, feira de adoção de animais, oficinas de artesanato, atividades esportivas, shows, eventos culturais e praça de alimentação.
Veja a programação
Sábado
Feira de Serviços do Dia Mundial sem Carro, na Avenida Cândido de Abreu, das 7 às 17h
Marcha das 2012 Bicicletas da Praça Santos Andrade ao Centro Cívico, saída às 18h
Marcha do 2º Dia Mundial Contra a Crueldade e a Exploração Animal da Praça Santos Andrade à Boca Maldita, saída às 15h30
Domingo
Caminhada do Coração da Praça do Japão ao Parque Barigui, saída às 9h
Sábado e domingo
22º Haru Matsuri no MON, com entrada franca. Das 11 às 21 horas (sábado) e das 11 às 17h (domingo)
100ª Exposição de Orquídeas, no saguão térreo do Palácio Iguaçu, entrada franca. Das 9 às 20h (sábado) e das 9h às 18h (domingo)
Domingo, em São José dos Pinhais, Caminhada pela Sustentabilidade, saída no Parque São José dos Pinhais, das 9h às 12h
Paralelamente ao evento da prefeitura, está programada a Marcha das 2012 Bicicletas, também para marcar o Dia Mundial sem Carro. Os participantes saem da Praça Santos Andrade, às 18 horas, em direção ao Centro Cívico. O objetivo da Marcha é promover a maior Bicicletada já registrada no Brasil, superando o recorde de 2 mil ciclistas da Massa Crítica de Porto Alegre, durante o Fórum Mundial da Bicicleta, em fevereiro deste ano.
O Dia Mundial sem Carro é comemorado desde 1998, sempre no dia 22 de setembro. Atualmente, atinge mais de 300 cidades no mundo. Na edição do ano passado, que caiu numa quinta-feira, o prefeito Luciano Ducci foi criticado por não promover ações públicas na data e por ter ido de carro ao expediente na prefeitura.
Atrações diversas
No sábado e no domingo, acontece no Museu Oscar Niemeyer (MON), o 22º Haru Matsuri, festival de tradição japonesa que marca a chegada da primavera. A entrada é franca. Entre as atrações do festival, show de karaoke, artes marciais, danças e execução de taiko, os tambores japoneses. A praça de alimentação funciona durante todo o evento.
No domingo (22), são esperadas 15 mil pessoas para a Caminhada do Coração, que busca incentivar a prática de atividades físicos e combater o sedentarismo, um dos fatores de risco para doenças coronárias. A caminhada começa às 9 horas, com um percurso de 4,5 km que vai da Praça do Japão até o Parque Barigui.
Completam a programação do fim de semana em Curitiba a marcha do 2º Dia Mundial Contra a Crueldade e a Exploração Animal e a 100ª Exposição de Orquídeas da Associação Paranaense dos Orquidófilos. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles