terça-feira, 25 de setembro de 2012

Comissão da Verdade cria grupo para investigar a Operação Condor


A Comissão Nacional da Verdade criou Grupo de Trabalho para investigar atividades da Operação Condor. Em resolução publicada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União, a comissão diz que o grupo irá atuar dentro da temática da cooperação internacional entre os órgãos de informação e contra informação dos países da América Latina, "em especial a Operação Condor".
A Operação Condor foi uma aliança entre as ditaduras da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que tinha o objetivo de repreender opositores a esses regimes e eliminar os considerados subversivos.O objetivo do grupo, diz a resolução, é "esclarecer fatos, circunstâncias e autorias de casos de graves violações de direitos humanos, como torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres", relacionados à operação. Além disso, deve "identificar e tornar públicos estruturas, locais, instituições e circunstâncias de violações de direitos humanos", além de examinar acervos referentes ao tema, inclusive situados no exterior.
A Comissão da Verdade convida para compor o grupo de trabalho: Rosa Maria Cardoso da Cunha (para presidir o grupo); Heloísa Maria Murgel Starling; Paula Rodríguez Ballesteros e Luiz Cláudio Cunha. Além disso, permite que sejam convidados especialistas, representantes de órgãos e entidades públicas ou privadas e representantes da sociedade civil para participar de reuniões do grupo. A resolução da Comissão esclarece ainda que "a participação no Grupo de Trabalho será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada". (AE)

Operação Condor foi criada pela ditadura brasileira, afirmam ativistas

A articulação política e militar das ditaduras na América Latina, chamada de Operação Condor, foi criada pelo regime brasileiro A posição é do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke. O objetivo era eliminar ativistas de esquerda que lutavam contra a repressão em seus respectivos países.
Krischke contou que já ouviu muito sobre a responsabilidade dos Estados Unidos na operação, mas que não é possível aceitar que se isente o Brasil. “Quem criou a operação foi a ditadura brasileira; afirmo mesmo sem poder comprovar com documentos. Quando ocorreu o golpe no Chile, em 1973, o embaixador brasileiro no país disse: ‘Ganhamos’. Mais de cinco mil brasileiros estavam exilados lá. Logo depois do golpe, mais de 100 foram presos”, disse.
Já para o presidente da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Marco Antônio Barbosa, o Brasil foi um dos protagonistas da operação. “Em 1974, houve uma reunião de oficiais em Buenos Aires para um acordo sobre os mecanismos repressivos que seriam usados. A operação foi adotada como política de Estado”, disse hoje (5) em seminário sobre a Operação Condor promovido pela Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, na Câmara dos Deputados.
A professora e diretora do Programa de Estudos sobre a América Latina na Long Island University de Nova Iork, J. Patrice McSherry, fez um relato do papel dos Estados Unidos na Operação Condor. Ela afirmou que há evidências de que os Estados Unidos fortaleceram as ditaduras na América Latina e deram a elas uma aparência de legalidade.
A professora disse que nos anos 70, durante a Operação Condor, os Estados Unidos colocaram à disposição da operação um sistema de telecomunicações com base no Panamá. “Essa é uma prova do papel encoberto dos Estados Unidos na operação. Essa base de telecomunicação foi uma plataforma para a intervenção na América Latina”, disse. Ela afirmou ainda que os norte-americanos queriam manter a América Latina como uma área de influência, como um império informal. “Havia uma preocupação em combater o comunismo e havia interesse econômico e político na região”, afirmou.
Julgamento de torturadores
O advogado Antônio Campos disse que o julgamento das pessoas que cometeram tortura durante a ditadura militar não é vingança, mas justiça. “Mesmo que a justiça não seja feita, a história é sábia e colocará as coisas no seu devido lugar. A verdade prevalecerá”, afirmou.
Já Jair Krischke disse que será dada aos torturadores a oportunidade que eles negaram a suas vítimas: o direito a ampla defesa. “Esses crimes transcendem territórios nacionais, ofendem a humanidade, não podem passar em branco. Temos uma jurisdição internacional que mostra que a tortura é crime de lesa-humanidade e, por isso, imprescritível”, disse.
Eles se pronunciaram depois da participação de um estudante de direito que afirmou que sentia que havia uma busca de vingança e não de justiça em relação às vítimas da ditadura.
A deputada Érika Kokay (PT-DF) afirmou que é preciso resgatar a verdade para que se faça justiça. “Temos que romper a impunidade, não podemos sair da ditadura como se ela não tivesse existido. É preciso jogar luz na história para organizar o nosso futuro. Quantos querem enterrar os seus entes queridos e não conseguem identificá-los? Vamos fechar a ferida. A verdade cura”, declarou. (RB)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles