quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O tupaense Tiago Camilo anulou o uzbeque Dilshod Choriev, venceu a terceira luta e vai à semifinal



O brasileiro Tiago Camilo assegurou um lugar na semifinal do torneio olímpico de judô, categoria médio (até 90 kg). Na manhã desta terça-feira, o judoca nacional conseguiu anular o jogo do uzbeque Dilshod Choriev, quinto colocado do ranking mundial (duas posições acima do atleta nacional), triunfou por um yuko de vantagem e garantiu um lugar na semifinal, se aproximando de sua terceira medalha em Jogos - Camilo foi prata em Atenas e bronze em Pequim.
Agressivo nos dois primeiros combates, o judoca paulista manteve a postura ofensiva diante do lutador uzbeque. Com o domínio da pegada desde o início do duelo válido pelas quartas de final, o brasileiro tomou a iniciativa e forçou o primeiro shido contra o lutador do Uzbequistão, que, acuado, acumulava falsas entradas diante de uma base segura armada por Tiago Camilo.

O judoca brasileiro manteve o controle do ritmo de luta e conseguiu derrubar o adversário. Contudo, a arbitragem não assinalou pontuação alguma e manteve o combate em aberto. Sem a vantagem, Tiago Camilo seguiu pressionando o atleta uzbeque e forçou outro shido, conquistando o yuko. Taticamente perfeito, o brasileiro anulou qualquer tipo de reação do quinto colocado no ranking mundial e avançou.
Campanha
O brasileiro confirmou o favoritismo e avançou às quartas de final do torneio de judô dos Jogos Olímpicos de Londres ao superar o italiano Roberto Meloni por ippon (segundo somado no dia).
Embalado pela vitória por ippon do primeiro combate, Tiago Camilo começou o combate de uma maneira agressiva. Acuado, o italiano evitou o confronto direto e por algumas vezes deixou a área de duelo. A falta de ação resultou em um shido para cada atleta, situação que ocorreu justamente na estreia do brasileiro.
A punição abriu novamente o combate, e favoreceu indiretamente o competidor brasileiro. Agressivo e apresentando grande variação de golpes, Tiago Camilo conseguiu um yuko antes da metade do duelo. Embalado, aproveitando um erro de Meloni, o paulista encaixou um o-soto-gari e conquistou o segundo ippon dentro do torneio, em dois duelos na ExCel North Arena.
Um dos grandes favoritos à medalha na categoria médio do judô (até 90 kg), Tiago Camilo estreou de forma categórica na Olimpíada. O experiente representante nacional venceu o ucraniano Roman Gontiuk por ippon, vitória que o garantiu na fase oitavas de final da competição.
Depois da decepção ocorrida com Leandro Guilheiro na última terça-feira, Tiago Camilo entrou no tatame com a responsabilidade de ser o maior nome masculino do judô nacional em Londres. Contudo, no início do combate diante o ucraniano, o judoca brasileiro encontrou dificuldades e acabou punido por falta de combatividade com pouco mais de um minuto de duelo.
Pressionado, Camilo, ratificou a qualidade e experiência que o credenciam ao pódio na Olimpíada. Rapidamente, o brasileiro forçou um shido contra Gontiuk no duelo válido por uma vaga nas oitavas de final.
Solto em virtude da punição contra o rival, então impedido de se comportar de forma defensiva por conta do shido, Camilo aplicou um ashi-guruma, com pouco mais de três minutos de duelo, e conquistou, em grande estilo, por ippon, a primeira vitória em Londres. (Terra)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles