quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dique transborda na Louisiana com chegada do furacão Isaac. Um novo Katrina e novamente a população pobre abandonada a própria sorte!



A água ultrapassou o limite de um dique contra enchentes no sudeste do Estado norte-americano da Louisiana na madrugada desta quarta-feira, ameaçando provocar graves alagamentos, em consequência de temporais causados pelo furacão Isaac, informou a mídia.
"Autoridades do serviço de emergência em Plaquemines Parish informaram o transbordamento de um dique na margem leste de Braithwaite para White Ditch. Isso vai resultar em alagamentos de profundidade significativa nessa área", disse o Serviço Meteorológico Nacional, de acordo com o site do The Weather Channel.
O Isaac está praticamente estacionado na costa da Louisiana, provocando chuvas fortes e ameaçando avançar para Nova Orleans mais tarde nesta quarta-feira, dia do aniversário de sete anos da passagem devastadora do furacão Katrina pela cidade.
Billy Nungesser, presidente do distrito Plaquemines Parish, cerca de 90 quilômetros a sudeste de Nova Orleans, disse que os diques de 3 metros de altura não tinham rompido, mas que a água estava passando por cima.
"Os diques estão transbordando em vários locais e estamos tentando tirar as poucas pessoas que ficaram para trás", disse Nungesser à CNN.
Apesar de uma ordem de retirada da região, disse ele, muitas pessoas permaneciam lá.
"As estradas estão totalmente intransponíveis, há algumas pessoas presas nas estradas... Temos uma situação séria lá." (Reuters)

Furacão Isaac se aproxima de Nova Orleans com ventos de 130 Km/h



O furacão Isaac, com ventos de 130 km/h, se aproximava nesta quarta-feira de Nova Orleans, sete anos depois do Katrina, que devastou esta cidade e deixou um saldo de 1.800 mortos e danos bilionários.
Depois de ter chegado à costa americana no extremo sudeste da Louisiana na terça-feira à noite, o olho do furacão se encontrava 95 km ao sul/sudoeste de Nova Orleans, onde já são sentidos fortes ventos e produzidas fortes chuvas, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH).
A tempestade, um furacão de categoria um na escala Saffir Simpson de cinco níveis, com ventos sustentados de 130 km/h, se desloca para oeste/noroeste a 13 km/h, o que leva a crer que seu centro permanecerá sobre a Louisiana nesta quarta-feira e na quinta-feira, de acordo com o relatório das 09h00 GMT (06h00 de Brasília) do CNH.
O serviço meteorológico informou sobre um aumento do nível do mar de três metros em algumas áreas da Louisiana, e advertiu que as fortes chuvas podem provocar "inundações significativas em áreas baixas" da Louisiana, no sul do Mississippi e no sudoeste do Alabama.
Em Nova Orleans, as ruas estavam quase vazias, inclusive no velho bairro francês onde poucas pessoas permaneciam em alguns bares ainda abertos na cidade, que foi o berço do jazz.
Sob trombas d'água e fortes ventos que anunciam a proximidade do furacão, muitos de seus habitantes protegeram as janelas de suas casas e armazenaram alimentos.
Após a ruptura de linhas de transmissão provocada por rajadas de vento, cerca de 300 mil moradores da Louisiana estavam sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira, informou a companhia Energy Louisiana.
"Isto nos traz lembranças", afirmou Melody Barkum, de 56 anos, que passou vários dias presa em um teto à espera da chegada das equipes de resgate após a passagem do Katrina, que inundou 80% da cidade.
No entanto, as autoridades mostram-se otimistas, assegurando que desta vez Nova Orleans escapará do pior graças aos bilhões de dólares destinados a trabalhos que foram realizados nos últimos sete anos com o objetivo de reforçar os diques e os sistemas de bombeamento. (AFP)



0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles