segunda-feira, 21 de maio de 2012

Peemedebistas pró Ducci já somam 60 votos na convenção do partido; articulação se reúne hoje



A reunião de convencionais do PMDB com o Prefeito Luciano Ducci está marcada paras as 19:30h, no auditório do Hotel Tulip Inn – Batel, à Rua Benjamin Lins, 513, esquina com Desembargador Motta.

Animados com os resultados da articulação na última semana, parlamentares, dirigentes das zonais e lideranças do PMDB de Curitiba, vislumbram vitória na convenção do partido e discutem os termos para participação na grande aliança pela reeleição do Prefeito Luciano Ducci. 

60 votos, num colégio eleitoral de 110 votos - A rejeição de Rafael Greca, dentro e  fora  do partido, têm ampliado dia-a-dia o apoio à tese da coligação PMDB/PSB, declarou o Secretario Geral do PMDB de Curitiba, Doático Santos. Para o dirigente, os peemedebistas pró Ducci já alcançam 60 votos de apoio na convenção municipal da legenda, cujo colégio eleitoral  é de 110 votos.
Formalização da proposta de aliança com Ducci - O grupo que se denomina  Articulação PMDB na Frente, defende ao apoio do partido à reeleição de Luciano Ducci (PSB)  em Curitiba e se reúne nesta segunda-feira (21), para formalizar a proposta de aliança com o prefeito. A intenção é redigir um documento com as assinaturas da maioria dos convencionais peemedebistas da Capital para ser encaminhado à direção nacional da legenda e ao presidente do diretório municipal, senador Roberto Requião. A ala considera a pré-candidatura de Rafael Greca inviável, e afirma que o apoio a Ducci é a única forma de garantir que o partido tenha uma participação concreta na disputa em Curitiba. 

Apoio de Ducci, foi decisivo para reeleição de Requião - Um dos argumentos dos peemedebistas pró-Ducci para convencer Requião a abandonar Greca é o fato de que o apoio do prefeito foi decisivo para que o senador se reelegesse para o governo nas eleições de 2006, por uma diferença de pouco mais de dez mil votos para o ex-senador Osmar Dias (PDT). O PDT hoje abriga um dos principais adversários de Ducci na disputa municipal, o ex-deputado federal Gustavo Fruet, desafeto pessoal de Requião. 

"A ala favorável à aliança é encabeçada por lideranças próximas ao senador, como o ex-líder do governo Requião na Assembleia e atual secretário de Estado do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e o deputado estadual Alexandre Curi, além dos deputados Reinhold Stephanes Júnior, e Cleiton Kielse, e o secretário-geral do PMDB curitibano, Doático Santos". 

Base apoio ao governo Dilma - Outro argumento dos defensores da aliança é o fato de Ducci integrar o PSB, partido da base do governo Dilma Rousseff, a exemplo do PMDB. Os partidários da coligação acenam para um programa de governo com perfil progressista e social, como forma de atrair Requião. 
Segundo Romanelli, Greca não representa o PMDB e o partido tem uma dívida de gratidão com Ducci por conta do apoio à reeleição de Requião em 2006. “Não temos divergências com Ducci e é preciso recordar que ele esteve ao nosso lado e desempenhou papel fundamental na eleição de Requião governador. Pela prática e pela história nos representa muito mais do que Greca”, afirma o deputado licenciado. 

Alexandre Curi -  “Vamos  mostrar ao Requião que nesse momento queremos a aliança com o prefeito Ducci”, afirma o deputado estadual Alexandre Curi. Dos 13 deputados peemedebistas na Assembleia Legislativa, apenas Antonio Anibelli Neto defende a candidatura própria. Os demais não escondem a preferência pelo apoio a Ducci.  “Não são só os deputados estaduais. Na sua grande maioria, os deputados federais também querem o apoio ao prefeito Luciano Ducci”, garante Curi. 

Chance real - Stephanes Jr, que sonha em ser candidato a vice de Ducci, afirma defender uma aliança baseada em propostas “O PMDB tem gente, tem história e precisa voltar a ocupar o espaço político de Curitiba. Rafael postula, tem direito e eu respeito, mas não tem chance real de vitória”, aponta.  Ele considera que se o ex-prefeito participar da disputa com os nomes que já estão colocados, chega em quinto lugar. “A candidatura de Greca não é viável eleitoralmente. O PMDB está sendo respeitado pelo governo do Estado, que não nos quer apenas como aliado informal, e pelo prefeito Luciano Ducci, que entende a importância do partido e nos valoriza”, avalia. 

Para o deputado Kielse, a aliança é a garantia da volta do PMDB ao poder na Capital. “Estamos há mais de 25 anos sem administrar Curitiba e temos o mínimo de vereadores. Gostaria que o partido tivesse criado um candidato viável para disputara eleição. A aliança representa uma oportunidade para o partido, com toda sua força. O Greca não tem a nossa cara, de andar pelo barro. Continua o Rafael de 20 anos atrás”, critica.

Encontro de Unidade do Movimento Popular – Na continuidade do cronograma de elaboração dos termos de apoio à Ducci, as lideranças do PMDB que atuam no movimento comunitário da capital, realizarão em conjunto com a Femoclam – Federações das Associações de Moradores, o Encontro de Unidade do Movimento Popular. Nesse evento que acontecerá no dia 02 de junho/12, são esperados representantes de mais de 500 (quinhentas) associações de bairro, vila e jardins. Na oportunidade será constituída a Frente Ampla do Movimento Comunitário de Curitiba. (http://www.assuntolivre.com/)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles