quarta-feira, 9 de maio de 2012

COHAPAR: Convênios entre governo do Estado e prefeitura de Curitiba beneficiam mais de 8 mil famílias


Na tarde de ontem (8), o governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a prefeitura de Curitiba, por meio da Cohab, e o governo federal, através da Caixa Econômica Federal, assinaram convênios que atenderão 8.949 famílias na capital do Estado. 

Os benefícios consistem em: conclusão de moradias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 24 bairros de Curitiba; benefícios da Copel, Sanepar e isenção de ICMS para casas do programa Minha Casa Minha Vida e repasse de recursos para melhorias habitacionais em moradias de 12 bairros da capital.

“Estamos caminhando para atingir a meta estabelecida de atender 100 mil famílias em quatro anos com moradias próprias”, afirmou o governador Beto Richa, que em maio de 2011 lançou o programa de habitação de interesse social do Estado, Morar Bem Paraná.

Para o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, é importante que haja o trabalho em parceria para atingir este objetivo estipulado. “Para o bem da sociedade, nós formamos um grande time: governo do Estado, federal e municipal, as secretarias, órgãos públicos. Não se viabiliza um projeto ousado sozinho e é por isso que trabalhamos juntos, para beneficiar quem mais precisa do poder público”, disse.

Além dos convênios, o governo do Paraná, por meio da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e da Cohapar, e a prefeitura de Curitiba, por meio da Cohab, assinaram termo de cooperação para operação do Programa de Incentivo ao Uso do Gás Natural Social. Este termo tem por objetivo apoiar a implantação de uma fonte de energia mais econômica, segura e menos poluente nos conjuntos de habitação popular.

“O benefício econômico e social deve ser para todos os paranaenses e não para os de maior poder aquisitivo, por isso o esforço do governo do Estado, Compagas e Cohapar de implementar este programa nas casas populares”, disse o presidente da Compagás Luciano Pizzato.

O prefeito de Curitiba Luciano Ducci reforçou que habitação de interesse social é prioridade também na capital. “Trabalhamos muito para tirar famílias das beiras dos rios e colocar famílias morando em segurança, mudando assim a realidade da nossa cidade”, finalizou.

Participaram do evento, também, a secretária da família e desenvolvimento social, Fernanda Richa, diretor presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, diretor presidente da Sanepar, Fernando Gignone, diretor presidente da Cohab, Ibson de Campos, o vereador Pastor Valdemir, o secretário municipal de habitação, Osmar Bertoldi, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Wilton Cabral, o gerente de governo da CAIXA, Marcelino José da Silva e o presidente da Associação dos Moradores do Parolin, Edson do Parolin.

Expectativa – “Moro neste lugar há mais de 40 anos, já sofri tudo que você possa imaginar”, contou o aposentado Roberto Gonçalves. Ele, sua esposa Antônia Moreira e sua filha moram em uma casa na beira do rio e sofrem com as enchentes, causadas pelas fortes chuvas. “Já perdi e reconstruí tudo inúmeras vezes. Tendo saúde a gente se vira, né?”, disse.

Beto, como é chamado na comunidade, será um dos 2.578 beneficiados com a unidade habitacional do PAC que atenderá o Parolin.

“Estou muito feliz. Agora posso construir um projeto de vida”, completou.

Felicidade também toma conta da família do Sr. Gregório e da Dona Maria dos Santos, também do Parolin. Ambos viúvos, conheceram-se há cerca de um ano e se casam. “Minha vida estava muito triste, mas encontrei meu amor para dividir o resto da minha vida e agora vou ser beneficiado com a casa. A tristeza foi embora”, contou o aposentado.

Gregório conta que convive com muitos ratos e, quando chove, sua casa fica debaixo d'água. “Quando a gente vê que a chuva está armando, nem sai de casa para erguer os móveis.”

Organizada, Dona Maria diz que não vê a hora de se mudar. “Quero arrumar tudo bonitinho na casinha nova. É uma benção de Deus na minha vida”, finalizou. (AEN)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles