quarta-feira, 9 de maio de 2012

Prematuros e bebês de risco têm atendimento de excelênca em Curitiba! Conheça o CRAID




terapia para prematuro curitiba grátis
Fonte: CRAID
 Há cerca de três semanas recebi uma mensagem do Lean Fontain Franco me convidando para conhecer o CRAID, Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente, aqui em Curitiba. Já sabia por alto da existência de um local para tratamento de bebês de risco (nossos prematuros, por exemplo), mas como toda boa brasileira, nunca fui investigar a fundo por pura descrença no serviço público.

Felizmente estava completamente enganada!

A cada andar (sim, são andares!) em que entrava era uma nova boa surpresa. A limpeza e a estrutura física me encantaram. Murais com fotos dos bebês, o piso brilhando e funcionários muito atenciosos. Aliás, entre maio e agosto, os funcionários passarão por uma reciclagem para atualização em tudo que há de novo em terapias.

O CRAID pertence à Secretaria de Saúde do Paraná e desde 1985 se dedica a cuidar de bebês de risco e crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos) portadores de deficiência física. Estes atendimentos se dividem em 9 programas:

❥atenção ao bebê de risco (aqui entram nossos prematurinhos)
❥atenção ao portador de paralisia cerebral
❥estimulação visual
❥atendimento médico odontológico a portadores de deficiências (de 0 a 18 anos)
❥acompanhamento nutricional
❥apoio às famílias
❥clube de mães
❥ARPC - Associação de Reabilitação e Apoio ao Portador de Paralisia Cerebral

As crianças em terapia têm uma sala de brincadeira com um playground de plástico encantador! E recebem refeições, assim como as mães que as acompanham. Aliás, as mães também recebem tratamento psicológico, assistência social e dispõem de um clínico geral e em breve um psiquiatra. Deu de dez a zero à maioria dos hospitais particulares, hein?

O que me chamou a atenção foram os consultórios oftalmológicos. Os pacientes são atendidos por um oftalmologista e, se necessário, são encaminhados para um dos 26 reeducadores visuais. Nestas salas, as crianças aprendem a se integrar ao ambiente apesar de suas dificuldades visuais. Não preciso repetir sobre a estrutura física adequada. Numa delas havia uma bonequinha de pano com um tampãozinho no olho, fofo demais. Pena que não levei minha máquina.

A estrutura toda conta com: pediatra, dois neuropediatras, um oftalmologista, clínico geral, dentista, dois fonoaudiólogos, cinco fisioterapeutas, três terapeutas ocupacionais, duas pedagogas, oito psicólogos, 26 reeducadores visuais, três assistentes sociais, uma enfermeira, sete técnicas em enfermagem e uma farmacêutica. Além da estrutura administrativa e de manutenção.

Lá dentro há uma farmácia onde, depois da consulta, o bebê ou criança já sai levando o remédio prescrito!

terapia prematuro curitiba grátis
Fonte: CRAID
Para se consultar no CRAID, as mães de Curitiba e região só precisam ir até o local, preencher o cadstro e levar os seguintes documentos:

❥certidão de nascimento
❥resumo da alta do hospital
❥carteirinha de vacinação
❥comprovante de residência
❥exames já realizados

O objetivo deste post é mostrar que informação é tudo! Quantas vezes nos pegamos reclamando da falta de fisioterapeuta no convênio, que a saúde pública não funciona, entre outras. Eu mesma estudei por dois anos EM FRENTE ao CRAID e nunca soube o que funcionava ali eu sabi que era "uma coisa do SUS", tamanha nossa desinformação.

Falta informação, orientação e sensibilidade de alguns profissionais de saúde de indicarem às famílias que não podem arcar com as despesas de um tratamento. Ao Estado, falta orientar e informar estes mesmos profissionais de saúde que existem opções quando não há possibilidade de pagar. E mais! Mesmo que você possa pagar um tratamento particular, não há porque não utilizar um serviço de qualidade como do CRAID.

Infelizmente só soube agora, com a Bia prestes a completar três aninhos, porque teria aproveitado a estrutura que o CRAID oferece.

Se você souber que algum lugar em sua cidade ou estado que oferece um serviço de qualidade, conte aqui! Vamos compartilhar para que outras famílias possam desfrutar. Esses dias mesmo eu soube de um bebê que ficou sem fisioterapia porque o convênio não dispunha, a família não tinha condições financeiras e o único lugar onde sabiam que havia o tratamento pelo SUS tinha uma fila longa de espera. E ninguém soube informar que havia o CRAID aqui em Curitiba. Então bora compartilhar informação boa, pessoal!

Aqui no post não couberam todas as fotos, mas vou montar no nosso Facebook um álbum com todas as fotos que o Lean me encaminhou.

Monica mãe até então desinformada da dona Beatriz

CRAID - Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente
Endereço: Rua do Rosário, 144 - Centro - Curitiba/PR
Fone: 33046600 - E-mail: craid@pr.gov.br 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles