terça-feira, 15 de maio de 2012

Biblioteca Nacional divulga detalhes sobre o incidente com um vazamento de água que danificou mais de 2 mil obras


A Biblioteca Nacional divulgou nesta sexta-feira (11) uma nota com os detalhes sobre o incidente ocorrido com o acervo da instituição no dia 2 de maio. Na ocasião, um vazamento de água atingiu e danificou obras guardadas no prédio histórico da BN localizado na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro.
Segundo a nota, o problema aconteceu por causa de um defeito no sistema de ar-condicionado do edifício. A sala atingida foi o Armazém de Periódicos. A água vazou sobre 2.042 jornais e revistas que estavam guardados na seção, sendo que 1.699 já foram secados e higienizados e devolvidos ao acervo. Os outros ainda estão em processo de recuperação. No último dia 9, aconteceu um novo vazamento, desta vez no Salão de Manuscritos, mas não atingiu nenhuma peça do acervo. Este foi causado por um entupimento no dreno do sistema de climatização.

Obra danificada
Somente uma obra foi perdida até agora, devido a um rasgo. O prejuízo, no entanto, é contornável, já que a publicação é uma revista muito recente. Trata-se de um fascículo de “A Nova Democracia”, publicado no Rio de Janeiro em abril deste ano. A BN já está em contato com o editor para aquisição de uma nova cópia.
A Biblioteca fez um levantamento completo das obras danificadas: são 120 revistas, sendo 10% da década de 1930 e o restante do século XXI. A maior parte dos arquivos prejudicados – 1.579 – é de exemplares de jornais dos últimos cinco anos. Dos periódicos ainda em processo de recuperação, 74 são revistas deste século e 269 são jornais da década de 1950, dos quais 60 estão submetidos a tratamento antifungo.
Apesar da perda anunciada ter sido pequena, ela ainda pode aumentar: 30 números de revistas de variedades estão com páginas blocadas depois de terem passado pela secagem. Felizmente, as obras são todas dos últimos dez anos e, portanto, é possível conseguir novas cópias com os editores caso o procedimento de separação das folhas resulte em danos irreparáveis.

Relatório semana que vem
Um relatório conclusivo sobre o incidente será divulgado na próxima semana, incluindo a divulgação de detalhes sobre todas as peças danificadas, como títulos e anos de edição. O sistema de ar-condicionado defeituoso foi desligado e vistoriado por técnicos, que vão repassar um laudo à biblioteca também na próxima semana indicando se será necessário reparar ou substituir o equipamento. Como o prédio tem diversos circuitos de refrigeração independentes, outros ambientes ainda estão climatizados, como a sala cofre, os laboratórios de preservação e digitalização, o auditório e as salas de exposição.
Serão tomadas ainda medidas de emergência que envolvem obras estruturais no prédio da BN, no Anexo da Zona Portuária, na Casa da Leitura – todos no Rio de Janeiro –, e na Biblioteca Demonstrativa de Brasília. (RH)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles