domingo, 15 de abril de 2012

Amanhã dois mil integrantes do MST chegam a Curitiba para a Jornada de Lutas

MST REALIZA MOBILIZAÇÃO EM CURITIBA PARA COBRAR REFORMA AGRÁRIA


A jornada de lutas é realizada em memória aos 21 sem terra assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás- PA e por todas as pessoas que morreram na luta pela terra

Cerca de dois mil trabalhadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) chegam nesta segunda-feira (16/04) a Curitiba (PR) para realizar a Jornada de Lutas e Negociações (conjunto de mobilizações que acontecem nacionalmente em prol da reforma agrária).

A chegada está prevista para as 08 horas na Praça 29 de março, onde os trabalhadores vão ser acolhidos por amigos e apoiadores, em seguida iniciam uma marcha até a Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Paraná), para fazer a entrega da pauta de reivindicações.

A mobilização tem por objetivo cobrar tanto do governo federal quanto do estadual a realização da reforma agrária, que se encontra paralisada no país, sendo que somente no Paraná cerca de seis mil famílias permanecem acampadas, em situação precária, e que muitas vezes são vítimas da violência do latifúndio e do agronegócio.

Os trabalhadores sem terra também exigem assistência técnica para as famílias assentadas, infraestrutura para os assentamentos: como crédito, habitação e renegociação de dívidas, além da construção de escolas na áreas de reforma agrária, e acesso a cultura.

Na terça-feira (17/04) das 08:00hs da manhã, até as 08:21hs em todo o país haverá o fechamento de rodovias e BR, a atividade é para lembrar os 21 militantes assassinados no massacre do Eldorado de Carajás, e em memória a todos os militantes assassinados na luta pela Terra. Ainda durante a mobilização serão realizadas negociações no Incra e secretarias estaduais, para tratar de questões pendentes e que tem urgência de serem resolvidas nos assentamentos e acampamentos.

História

A jornada de lutas é realizada em memória aos 21 sem terra assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, em operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, no dia 17 de abril de 1996, e por todas as outras vitimas do latifúndio que se tornou oficialmente o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Depois de 16 anos de um massacre de repercussão internacional, ninguém foi preso e o país ainda não resolveu os problemas da pobreza no campo nem acabou com o latifúndio, que continua promovendo diversos atos de violência.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles