quarta-feira, 14 de março de 2012

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realiza fóruns sobre crise de emprego juvenil

Como os problemas de desemprego afetam os/as jovens? É para responder essa e outras perguntas que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizará, neste mês, consultas com jovens em 45 países do mundo. Na América Latina e no Caribe, juventudes de 11 países serão ouvidas sobre o assunto. As considerações serão levadas para o Fórum sobre Emprego Juvenil, que ocorrerá em maio, e para a 101ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que será realizada em junho em Genebra, na Suíça.

De acordo com informações da OIT, 75 milhões de jovens estão desempregados em todo o mundo. O organismo internacional alerta para o problema do desemprego entre os jovens, os quais têm mais dificuldades em conseguir um emprego e, em situação de crise, muitas vezes, são os primeiros a serem demitidos. Na América Latina e no Caribe, a taxa de desemprego urbano juvenil é de 14,9%, enquanto isso, entre os adultos, o percentual é de 5%.

O desemprego também não é o único problema nessa área. Muitos dos que conseguem alguma ocupação ainda têm de lidar com baixos salários, subempregos, entre outras questões.

Para saber o que os/as jovens pensam, a OIT convocou a realização, no "mês do emprego para a juventude”, celebrado neste março de 2012, Fóruns Nacionais sobre Emprego Juvenil. Ao todo, 45 países realizarão o evento. Na região latino-americana e caribenha, 11 países promoverão os fóruns.

O primeiro país a realizar a atividade na região é Argentina. Nesta terça-feira (13), centenas de jovens de organizações sociais e trabalhistas se reúnem para discutir sobre temas como: políticas de emprego juvenil nas estratégias de crescimento e desenvolvimento nacional; relação entre educação e trabalho; jovens como geradores de emprego; exercício dos direitos para um trabalho decente; e experiências de participação juvenil e sua relação com o mundo do trabalho.

Além de Argentina, outros países latino-americanos e caribenhos também realizarão fóruns nacionais sobre a temática: México, Honduras, Uruguai, Costa Rica, Chile, Peru, Colômbia, El Salvador, Trinidad y Tobago e Brasil.

As discussões serão levadas para o Fórum sobre Emprego Juvenil, o qual ocorrerá entre os dias 23 e 25 de maio em Genebra, Suíça, com a participação de cerca de cem jovens de todo o planeta. Os principais pontos abordados no evento serão encaminhados à 101ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que será realizada em junho próximo, também em Genebra.

Os/as jovens podem utilizar as redes sociais para discutir sobre as questões referentes ao emprego juvenil. De acordo com OIT, alguns debates já acontecem no Facebook e no Twitter. Para participar, acesse: www.facebook.com/youth.ilo e www.twitter.com/oitnoticias

Concurso de vídeo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aproveita as discussões em torno do emprego juvenil para convocar os/as jovens a produzir vídeos sobre trabalho decente. Pessoas entre 18 e 29 anos podem participar do concurso. As produções devem discutir sobre os efeitos da crise mundial de emprego na vida dos jovens e nas suas comunidades.

O material deve ser enviado à OIT até o dia 10 de abril. O concurso selecionará três produções e convidará os/as vencedores a assistir ao Fórum de Emprego Juvenil em Genebra. (Adital)

Para saber mais sobre o concurso, escreva para: youth@ilo.org

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles