domingo, 25 de março de 2012

Curitiba: Festa no zoo, show da bicharada

Separados por grades das milhares de pessoas que os visitam todos os meses, alguns preferem ignorar solenemente os olhares de estranhos e mantĂªm a rotina inalterada (como girafas e hipopĂ³tamos); jĂ¡ outros nĂ£o conseguem ficar apĂ¡ticos e parecem querer se comunicar com os visitantes – caso de alguns primatas.

Slideshow: divirta-se com as fofuras do ZoolĂ³gico

Estamos falando dos 1,8 mil animais que vivem no zoolĂ³gico de Curitiba, que estĂ¡ completando 30 anos nesta semana. Uma festa, com direito a bolo para convidados e atĂ© para os bichos, serĂ¡ realizada na prĂ³xima quarta-feira para marcar a data.

Criado para receber animais de grande porte que estavam mal acomodados no Passeio PĂºblico, o zoo foi crescendo ao longo dos anos e hoje reĂºne representantes da fauna de vĂ¡rias partes do globo terrestre. Em meio a tanta variedade, a biĂ³loga Maria LĂºcia Faria Gomes, gerente tĂ©cnica do Departamento de Pesquisa e ConservaĂ§Ă£o da Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, conta que sĂ£o os mamĂ­feros de grande porte os que ganham a preferĂªncia da maioria do pĂºblico, em especial das crianças.

Maria LĂºcia começou a trabalhar no zoolĂ³gico em 1989, apenas sete anos apĂ³s a sua criaĂ§Ă£o. Durante todo esse perĂ­odo, aprendeu que os visitantes gostam mesmo Ă© de ver leões, tigres e ursos, mas tambĂ©m se encantam com os pesados hipopĂ³tamos e as esbeltas girafas. O zoolĂ³gico de Curitiba tem um leĂ£o, quatro leoas, dois ursos de Ă³culos, um casal de girafas, um tigre de bengala, uma onça pintada, um chimpanzĂ©, trĂªs hipopĂ³tamos, trĂªs jacarĂ©s, alĂ©m de macacos, aves e tartarugas, entre outros.

Mas hĂ¡ um animal que, mesmo apĂ³s 30 anos, o zoolĂ³gico de Curitiba ainda nĂ£o recebeu: o elefante. “AtĂ© existem elefantes disponĂ­veis no Brasil que poderiam vir para cĂ¡, mas para recebĂª-los Ă© preciso ter um recanto com uma estrutura de segurança muito grande, tanto para o animal quanto para os funcionĂ¡rios”, explica a biĂ³loga.

Segundo Maria LĂºcia, a maior parte dos animais nasceu ali mesmo. Somente uma parte veio transferida de outros zoos, como Ă© o caso do tigre de bengala, trazido de Santa Cata­rina. HĂ¡ animais que tambĂ©m sĂ£o levados ao zoo pelo Ibama (Instituto Brasileiros de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenovĂ¡veis). Um exemplo Ă© uma onça parda capturada em zona urbana.

Visitas

AlĂ©m das visitas livres, que podem ser feitas de terça a domingo, o zoolĂ³gico oferece visitações agendadas e programas especiais, como o acantonamento ecolĂ³gico e a zooterapia. No acantonamento, uma casa dentro do zoolĂ³gico pode receber atĂ© 40 crianças de 9 a 12 anos, para realizar atividades que incluem uma trilha interpretativa em meio Ă  mata nativa, pomar, horta e um minizoo de animais domĂ©sticos.

JĂ¡ a zooterapia Ă© realizada em hospitais e instituições assistenciais e atende crianças e idosos que nĂ£o podem ir atĂ© o zoolĂ³gico. Nesse caso, filhotes de animais silvestres e domĂ©sticos sĂ£o levados atĂ© esses grupos, que tĂªm a oportunidade de tocar os animais e aprender mais sobre eles. (GP)

0 comentĂ¡rios :

Postar um comentĂ¡rio

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles