quarta-feira, 21 de março de 2012

A convite da Comissão de Assuntos Econômicos Hauly vai a Brasília defender os interesses do Paraná e do Brasil

A convite da Comissão de Assuntos Econômicos, o secretário da Fazenda Luis Carlos Hauly estará hoje a tarde no Senado. Vai com a missão de defender o fim da guerra de ICMS entre os Estados sobre produtos importados. Ele defende a aprovação da resolução que nos estados unificará o ICMS.

A medida de combate a guerra do ICMS a ser tomada visa proteger a indústria brasileira, que tem sido muito prejudicada pela concorrência desleal e até mesmo ilegal, já que outras nações praticam dumping na exportação de seus produtos, o que torna os preços praticados muito competitivos.

Além de fortes subsídios para a exportação e a desvalorização artificial de suas moedas em países como a Índia o custo da mão de obra, semi-escravizada, é muito baixo. Além desta situação fora do nosso controle por ocorrer em outros territórios nacionais ainda a indústria nacional está sujeita a juros altos, o que que dificulta o financiamento da produção, além de uma carga de imposto que deve ser revista como estímulo a produção.
Isto tudo afeta muito a capacidade do parque industrial nacional competir em igualdade de condições e tem, enquanto necessidade nacional, ser corrigido.

A perda de competitividade do setor industrial aos poucos vai gerando a desindustrialização e com ela a perda de melhores vagas de empregos, já que os empregados nos setores de transformação de matérias primas, pela especialização, são melhores remunerados.

Quanto mais produzirmos produtos industrializados menos ficamos reféns do mercado internacional e mais divisas ficam em território nacional. Quanto mais importamos mais dinheiro vemos imigrar para outros mercados.

Quanto mais importamos mais riquezas e empregos bons geramos para os povos de outras nações, enquanto para os trabalhadores daqui restam os empregos menos qualificados e piores remunerados.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles