terça-feira, 27 de março de 2012

Cohapar e Caixa Econômica Federal assinam convênio de parceria com a Cooperhaf

O governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e o governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, assinaram na tarde desta segunda-feira (26) convênio de parceria com a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), para viabilizar a reforma e ampliação de 1.000 unidades habitacionais de agricultores familiares, através dos programas Morar Bem Paraná Rural e Minha Casa Minha Vida Rural.

O diretor de Programas e Obras da Cohapar, Luciano Machado, enalteceu a importância das parcerias em benefício do cidadão. “Esse é o papel do homem público, construir alianças que viabilizam à sociedade benefícios e melhor qualidade de vida. E hoje, junto à CAIXA e Cooperhaf, vamos tornar o sonho da habitação realidade ao produtor rural”, afirmou.

Segundo o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Henrique Borgo, o governo Federal prioriza o trabalho em conjunto em prol do produtor rural. “O programa Minha Casa Minha Vida Rural vem para atender o homem do campo, porém ninguém faz nada sozinho. O trabalho só pode ser bem realizado se houver parceria e aqui no Paraná é possível porque temos um governo do Estado e cooperativas, como a Cooperhaf, que são sensíveis à causa da habitação”, ratificou.

Além do convênio, a Cohapar aproveitou o momento para realizar o repasse à Cooperhaf da última parcela do convênio de parceria para construção de mais 1.100 unidades habitacionais rurais em diversos municípios do Estado.

Para o coordenador de habitação da Cooperhaf, Martinho Manoel da Silva, a casa é o bem mais valioso para o homem do campo. “É onde ele abriga a família e, assim, consegue ter forças para trabalhar e não querer ir para a cidade. Parcerias como essa que estamos selando com os governos estadual e federal, só colaboram para evitar o êxodo rural”, completou.

ESPERANÇA – “Vale à pena sonhar”. Foi assim que o pequeno agricultor Amilton Chaves Paisini descreveu a alegria de poder realizar o sonho de ter sua casa.

Segundo ele, sem esse apoio do governo do Estado, Federal e Cooperhaf, não teria condições de construir moradia para sua família. “Eu sou aquele produtor bem pequeno, uso animal como roçadeira, ainda. Não teria nunca dinheiro para completar minha moradia, se não fosse essa ajuda”, ressaltou.

Paisini ainda afirma que tem planos para a nova casa. “Vou deixá-la pros meus familiares, assim ninguém nunca vai sofrer como eu sofri por não ter um teto”, finalizou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles