quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

'Carperos' desistem de ocupar terras de colonos brasileiros no Paraguai

Norberto Duarte

Centenas de sem-terras paraguaios, chamados de 'carperos', desistiram de ocupar terras de colonos brasileiros situadas na fronteira e se retiraram do local, anunciou nesta quarta-feira o ministro do Interior do Paraguai, Carlos Filizzola.

Os 'carperos' abandonaram de forma pacĂ­fica as Ă¡reas prĂ³ximas Ă s propriedades particulares dos brasileiros e se instalaram em territĂ³rios pĂºblicos, em Ă‘acunday, departamento (provĂ­ncia) do Alto ParanĂ¡, indicou o funcionĂ¡rio.

"NĂ£o houve incidente algum", assegurou o secretĂ¡rio de Estado, ressaltando que, desta forma, a ordem judicial de despejo foi acatada.

A saĂ­da ocorreu dias depois do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmar que seu governo usarĂ¡ todos os meios legais para garantir a segurança dos colonos brasileiros e fazendeiros proprietĂ¡rios das terras.

"O governo rechaça qualquer ideia de violĂªncia ou justiça pelas prĂ³prias mĂ£os proveniente de quem quer se seja e jĂ¡ instruiu a força pĂºblica a utilizar todos os meios disponĂ­veis para assegurar a ordem pĂºblica e a segurança das pessoas", afirmou em um comunicado.

Os 'carperos' ameaçaram invadir vĂ¡rias terras que, segundo eles, possuem tĂ­tulos falsos e fazem parte de bens obtidos durante a ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).

VĂ¡rias Ă¡reas ocupadas por colonos brasileiros "sĂ£o terras fiscais que pertencem ao povo e devem ser confiscadas e distribuĂ­das aos sem-terras", afirmou publicamente Belarmino Balbuena, lĂ­der do Movimento Campesino Paraguaio (MCP).

Por sua vez, porta-vozes de produtores colonos solicitaram garantias de segurança para trabalhar e produzir, garantindo possuir títulos legais das terras ameaçadas.

O conflito entre 'carperos' e produtores da Ă¡rea que faz fronteira com o Brasil começou depois de o governo descobrir irregularidades em tĂ­tulos de grandes extensões de terras, segundo a FederaĂ§Ă£o Nacional Campesina (FNC).

O embate tomou contornos crĂ­ticos nos Ăºltimos quinze dias, depois que o presidente Fernando Lugo determinou a demarcaĂ§Ă£o de terras paraguaias na fronteira com o Brasil. O argumento do governo paraguaio Ă© checar se hĂ¡ brasileiros em terras que originalmente eram pĂºblicas. Foi a deixa para os sem-terra convocarem militantes a irem para os acampamentos do Alto ParanĂ¡ pressionar pela expulsĂ£o dos brasiguaios.

0 comentĂ¡rios :

Postar um comentĂ¡rio

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles