sábado, 28 de janeiro de 2012

Operação Verão Comerciantes recebem orientação para manter qualidade do pescado

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou um trabalho de orientação e fiscalização nos mercados de peixes do Litoral para melhorar a qualidade dos produtos vendidos ao consumidor. Os técnicos explicam a comerciantes e pescadores as condições de armazenamento e manuseio adequadas para que os produtos não comprometam a saúde dos consumidores. O monitoramento dos mercados de peixe foi intensificado durante a Operação Verão.

O Programa de Monitoramento de Agravos do Litoral do Paraná (Promar), da Secretaria, reuniu na quarta-feira (25) permissionários do Mercado Municipal de Matinhos e representantes das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente para discutir os critérios aplicados na fiscalização. “É preciso garantir que os produtos sejam adequadamente conservados, que haja higiene nos locais de venda e que os manipuladores desses produtos estejam trajados de forma adequada, com uniformes”, explica Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria estadual.

“Conversar e esclarecer as pessoas sobre esse trabalho é importante, porque às vezes o pescador acha que está sendo injustiçado pelo trabalho da fiscalização”, afirma Sezifredo Paz. “O pescador e o comerciante tem que entender que, às vezes, um produto aparentemente tem condições de ser vendido, mas tecnicamente está impróprio para o consumo.”

A comerciante Marinalva Ferreira é um exemplo. Ela afirma que a situação melhorou a partir da inspeção dos técnicos da Vigilância Sanitária: “Eu me senti injustiçada, porque perdi meu material, mas agora tenho outra visão, porque muita gente não tem noção de higiene. Para mim essa reunião valeu muito e com a fiscalização vai melhorar bastante”.

O mesmo trabalho será feito nos outros mercados de peixe do Litoral, nesta primeira etapa, e depois será adotado nas demais regiões. “Na medida em que estes estabelecimentos forem se adequando à infraestrutura e com equipamentos adequados, também aperfeiçoaremos nosso trabalho, tornando ainda melhor a qualidade do pescado à venda no Litoral”, diz Sezifredo Paz.

A secretaria também está preparando uma cartilha com orientações sobre a venda de pescados e um treinamento baseado no material produzido pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, do governo federal. O treinamento será realizado em parceria com a UFPR e será dirigido aos funcionários dos mercados municipais de Matinhos, Guaratuba e Paranaguá. O primeiro será realizado no final da próxima semana em Matinhos, em local a ser definido.

CONSERVAÇÃO — Para esta ação do Promar, a Vigilância em Saúde definiu critérios técnicos para avaliação das características que servem para verificar a qualidade do pescado: cor das guelras e a presença de muco; o estado dos olhos; a cor e o brilho das escamas; o cheiro; a firmeza da textura da carne e a presença de danos físicos.

Cada critério tem uma pontuação, que será aplicada durante as inspeções. Esses critérios permitem avaliar se o produto está saudável e adequado à venda. Peixe com guelras escuras, grande quantidade de muco bacteriano, olhos fundos, pele deformada e sem brilho ou com descamamento, cheiro de amônia ou azedo, textura mole ou sem consistência e estrutura esmagada deve ser descartado.

FISCALIZAÇÃO — Nos dias 26 e 27 de janeiro, os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual vistoriaram o Mercado do Peixe de Guaratuba. Foram inspecionados 18 boxes e quatro receberam auto de infração. Foram apreendidos e inutilizados 18 quilos de peixe e 21 quilos de camarão. As irregularidades encontradas foram produtos com temperatura inadequada e falta de higiene nas instalações.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles