segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Grupo pró-Gaddafi anuncia que controla cidade de Bani Walid

Homens armados fiéis ao ex-líder líbio Muammar Gaddafi assumiram o controle de boa parte da cidade de Bani Walid, a 150 quilômetros ao sul de Trípoli, após enfrentamentos que causaram a morte de quatro milicianos e deixaram 20 feridos.

De acordo com testemunhas, os homens anunciaram a libertação do local. O grupo Mártires de 28 de Maio estaria envolvido no episódio. Um líder do novo governo líbio, Walid Ambarek al Fatmani, disse que um grupo de simpatizantes do regime deposto, que carregava a antiga bandeira oficial da Líbia, cercou um quartel do Exército enquanto gritava palavras de apoio a Gaddafi.

Al Fatmani assegurou que entre os homens armados existiam vários presos libertados recentemente de penitenciárias de localidades próximas a Bani Walid, penúltima cidade a cair em mãos dos rebeldes antes da tomada de Sirte, último bastião do antigo regime, em 20 de outubro do ano passado.

O líder responsabilizou o Conselho Nacional de Transição (CNT) pelo ocorrido, pois a entidade não enviou forças de apoio à cidade como havia prometido após os enfrentamentos ocorridos em 23 de novembro de 2011.

EXPULSAR OS 'RATOS'

De acordo com Al Fatami, neste domingo à noite foram espalhados na cidade panfletos que diziam que os combatentes retornariam e expulsariam os "ratos".

Nos panfletos, o grupo leal a Gaddafi também dizia que outros povoados próximos tinham prometido se revoltar e se aliar às forças do antigo regime.

Al Fatami fez um pedido para que os revolucionários de Bani Walid sejam salvos, antes de denunciar que ambulâncias não puderam recolher as vítimas.

Segundo sua versão, o grupo está utilizando armamento pesado e há muitos franco-atiradores no telhado da escola e da mesquita próximas ao quartel do Exército.

Em 23 de novembro, pelo menos dez antigos rebeldes morreram em Bani Walid, num enfrentamento que causou a morte de treze civis. A proliferação de armas pelo país e a falta de uma polícia fazem que os conflitos entre grupos rivais aumentem no país, após a queda do Muammar Gaddafi. (Efe)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles