domingo, 6 de novembro de 2011

EPAAAAA!!! Escândalo no Ministério do Trabalho: Ao mesmo tempo em que o ministro Lupi desmente os convênios com o Instituto Epâ a realidade o desmente

Por mais que o PDT tente desmentir os convênios com o Instituto Epâ eles são realidade!

O que foi publicado no blog Tijolaço:

Blog do Brizola Neto - A atitude do Ministro Carlos Lupi diante das denúncias publicadas hoje, mesmo sendo partidas da Veja, foi correta e inteligente. Não apenas afastou o assessor Anderson Santos, acusado pela revista, como pediu um inquérito da Polícia Federal e anunciou o pedido ao Ministério Público de uma investigação. Lupi tem razão em dizer que as denúncias não podem ficar no anonimato e deu uma informação muito relevante ao site do jornalista Sidney Rezende: o tal instituto Epa, citado pela Veja, nem mesmo teria recebido recursos do ministério. “Quando questionado sobre o Instituto Êpa, com sede em Rio Grande do Norte, Carlos Lupi afirmou que a instituição não recebeu nenhum recurso, mas que mesmo com a denúncia anônima ele irá abrir um inquérito para apurar os fatos. “Também não é verdade, ela (Instituto Êpa) nem recebeu recurso. Eu não vejo fundamento nenhum. Mas de qualquer maneira, mesmo não fazendo pré-julgamento, acho que tem que fazer uma apuração. Já mandei abrir um inquérito sobre esse fato, não acredito na veracidade dele”, completou o ministro.
É bom que Lupi tenha tomado a ofensiva no caso. São os acusadores que têm de provar o que dizem, quando apontam atos desonestos. Se há irregularidades, quem participa delas que responda pelo que faz. Agora, não dá para julgar acusações que, até agora, não têm sequer autoria. Se é fato, que se apure e puna. Se é só mais uma “onda”, não vai ser no grito que a Veja, desta vez, vai levar. E nem espere contar com as disputas partidárias para levar água ao moinho de uma nova crise. Ainda há gente que não faz política atacando a honra alheia. Se a Veja tem provas ou indícios além de declarações anônimas, que os publique. Se não tem, que as investigações públicas sirvam de base para responsabilizá-la judicialmente por isso.


A realidade:

Instituto ÊPA promoverá cursos profissionalizantes na área da construção civil, em São Rafael.

Oportunidade para quem busca qualificação profissional na área da construção civil. O Instituto Êpa através de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está promovendo cursos na área da construção civil em 10 municípios do Rio Grande do Norte.

Denominado Planseq Emergencial do Vale do Assú, o projeto tem a finalidade de fomentar o desenvolvimento da região atingida pelas enchentes em 2009. Ao todo, serão três mil vagas distribuídas nas cidades de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Assú, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, Macau, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael.


Primeira turma do Planseq se forma em Olinda

Esta ação é articulada com as obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e atende à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico em Pernambuco

Na última quinta-feira (16) beneficiários do programa Bolsa Família do Governo Federal se formaram por meio do curso de Construção Civil. Foto: Ádria de Souza /Prefeitura de Olinda.

Participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Ceça Costa, um representante do Ministério do Trabalho, um dos professores das turmas formandas e uma representante do Instituto Epa.

Cerca de 120 alunos receberam na solenidade os certificados por terem concluído as aulas de pedreiro, azulejista e reparador.

O Planseq - Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil do Ministério do Trabalho e Emprego, é uma parceria da prefeitura de Olinda, em conjunto com o (FAT) Fundo de Amparo ao Trabalhador e o Instituto Epa.


ProJovem Trabalhador certifica 2 mil trabalhadores

13/12/2010

Dois mil jovens recebem nesta segunda-feira (13) diploma de qualificação profissional dos cursos realizados através do ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O Programa faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). A solenidade de entrega dos diplomas será na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN, pela manhã a partir das 9h, dando prosseguimento à tarde às 14h.

O ProJovem Trabalhador foi executado em parceria com quatro instituições: Núcleo de Desenvolvimento Social– NDS, Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local e o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social/INDES. O Programa qualificou jovens entre 18 e 29 anos, em situação de desemprego, e membros de família com renda mensal per capta de até um salário mínimo. “O Programa foi direcionado aos jovens que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges.

Foram seis meses de aulas em cursos de qualificação totalmente gratuitos, recebendo vale transporte, lanche e bolsa mensal R$ 100,00. Os cursos tiveram carga horária de quatro horas/dia nos turnos manhã, tarde e noite, nas seguintes áreas: Administração, Alimentação, Beleza, Construção, Reparos, Educação, Trabalho em Madeira e Móveis, Metalmecânica, Serviços Domiciliares, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

De acordo o Secretário Adjunto de Trabalho, Pedro Costa, a Semtas ultrapassou suas metas de pessoas formadas em seus cursos de qualificação profissional. “A meta prevista era qualificarmos 10 mil pessoas nos Centros Públicos, Comunidades, Casas dos Ofícios, ProJovem Trabalhador, dentre outros. Chegamos ao mês de dezembro com excelentes números. Já temos mais de 14 mil trabalhadores com diplomas e com mais condições de de enfrentarem o mercado de trabalho devido o conhecimento e a prática”, afirma Pedro Costa.

Ainda segundo o secretário, vários alunos do ProJovem Trabalhador, antes mesmo de concluírem os cursos, já estava empregados. “Ofertamos os cursos com módulos teóricos e práticos, também. Isso facilitou o acesso ao mercado de trabalho”, declara Pedro Costa. A próxima edição de cursos de qualificação do ProJovem Trabalhador está prevista para o segundo semestre de 2011.




0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles