domingo, 16 de outubro de 2011

Termina oficialmente a greve dos bancários em Curitiba

Uma assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, na tarde deste domingo (16), em Curitiba, decidiu pelo fim da greve e retorno imediato ao trabalho. As agências devem abrir já nesta segunda-feira (17). Os funcionários aceitaram as propostas de aumento salarial feitas pelos bancos.

De acordo com o sindicato, os bancários decidiram realizar a assembleia neste domingo para evitar que a população fique mais um dia sem atendimento e também para terem um dia a menos de serviço para repor. Os bancários consideram crítica a situação dos clientes, que não conseguem atendimento há 20 dias.

O movimento de paralisação começou no dia 27 de setembro em todo o Brasil. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, 310 agências aderiram à greve. Ao todo 11 mil bancários suspenderam as atividades.

Nos demais estados, os sindicatos precisam aprovar a proposta em assembleias, previstas para ocorrer na segunda-feira. Se o acordo for aprovado pela maioria dos cerca de 140 sindicatos da categoria, os bancários retornam ao trabalho na terça-feira (18).

Greve ilegal A greve chegou a ser considerada ilegal pelos bancos. HSBC e Bradesco entraram na justiça e conseguiram liminares que obrigaram os funcionários a voltar ao trabalho.Entretanto, todos os outros bancos permaneceram fechados.

Entre as reivindicações da categoria estavam, o reajuste salarial de 12% e mudanças nos critérios para pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PRL) dos bancos. A categoria pediu três salários mais o fixo de R$ 4,5 mil.

Os bancos ofereceram 9% de reajuste, que representa aumento real de 1,5% e os dias parados não serão descontados. Os bancários terão até o 15 de dezembro para repor esses dias. (G1)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles