terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quem é que diz que os negócios da China são bons para os chineses? E tem gente comemorando a vinda de mais investimentos da Foxconn para o Brasil ....

Protestos por causa dos suicídios entre os funcionários em uma das fábricas instaladas na China

Trabalhadores esgotados dormem na própria linha de produção em umas fábricas chinesas

Na China a multinacional de Taiwan é tida não só como campeã de vendas, mas também no ranking de suicídios entre os funcionários, como pelaarregimentação ilegal de trabalhadores e contratação irregular de funcionários.

O jornal chinês Souther Weekly denunciou que os freqüentes suicídios ocorridos entre funcionários da Foxconn, produtora de iPods, iPhones e iPads, foram causados por excesso de trabalho e maus-tratos.

Aqui onde ela está instalada em Jundiaí, Indaiatuba e Sorocaba, no estado de São Paulo, e também em Manaus e em Santa Rita do Sapucaí (MG), já começam a surgir denúncias sobre trabalho semi-escravo, como no caso da unidade da Foxconn em Indaiatuba. Lá a empresa foi flagrada em agosto de 2007 com pelo menos 21 trabalhadores ilegais e outros 185 com contratação irregular. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, ela foi multada em R$ 56 mil após denúncia do Ministério Público do Trabalho.

Operários na linha de produção da maior fornecedora de componentes eletrônicos do mundo reclamam de coação para fazer hora extra, pressão para atingir metas, ritmo de trabalho hiperintenso, múltiplos contratos de experiência e alta rotatividade. “Dizem que precisam de gente para sábado e domingo. Se a gente diz que não dá, perguntam: “Por quê? Que compromisso você tem?”. Falam bem perto, assim [indica proximidade face a face]. A gente se sente coagido.”

Nas varas do Trabalho de Jundiaí, há 166 ações contra a Foxconn, que emprega cerca de 3.000 pessoas na cidade. Dessas, 87% foram contratadas a partir de 2009.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles