segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A organização Human Rights Watch denuncia execução de 53 pessoas pró-Kadafi em Sirte


A organização Human Rights Watch (HRW) afirmou nesta segunda-feira que 53 pessoas, a princípio partidários de Muammar Kadafi, foram provavelmente executadas sumariamente em um hotel de Sirte, último reduto fiel ao ex-presidente derrubado na Líbia.

HRW exigiu que o Conselho Nacional de Transição (CNT) "realize imediatamente uma investigação transparente sobre o caso, uma execução em massa, e leve os responsáveis à justiça".

Domingo, "encontramos 53 corpos em decomposição, provavelmente partidários de Kadafi, em um hotel abandonado de Sirte. Alguns tinham as mãos amarradas atrás das costas quando foram assassinados", declarou Peter Bouckaert, líder do HRW, que investiga as mortes. Combatentes anti-Kadafi originários de Misrata ocuparam esta área no início de outubro, segundo testemunhas interrogadas pela ONG.

O estado dos corpos sugere que as vítimas foram mortas entre os dias 14 e 19 de outubro, "os corpos estavam agrupados no gramado do jardim do hotel, onde aparentemente foram mortos", afirmou a HRW. "Este último massacre parece fazer parte de uma série de assassinados, pilhagens e outros abusos cometidos por combatentes do pró-CNT armados e que se consideram acima da lei", afirmou Bouckaert.

"Se o CNT não investigar os crimes, criará o precedente para que os combatentes façam o que quiser, sem medo de perseguição", ressaltou. Um jornalista que esteve no sábado no hotel Mahari viu mais de 60 corpos estirados no gramado, alguns amarrados, muitos com um tiro na cabeça.

"O hotel servia de prisão para os homens de Kadafi, que nos prenderam. Nós o encontramos no dia em que Kadafi foi morto (quinta-feira)", explicou um combatente pró-CNT, Charif Ahmad Charif. "Os homens de Kadafi executaram os prisioneiros antes de fugirem", acrescentou.

Fontes da Human Rights Watch afirmaram ter visto, em uma outra área de Sirte, 10 corpos em decomposição de pessoas executadas. Os corpos foram jogados em um reservatório de água, mas a autoria dos assassinatos não pôde ser confirmada. (Efe)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles