sábado, 29 de outubro de 2011

Lula tem tumor maligno de laringe e fará quimioterapia

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor maligno localizado de laringe, informou neste sábado o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Após exames realizados no hospital, foi definido tratamento inicial com quimioterapia.

"É maligno, é um tumor", disse à Reuters o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente no Sírio-Libanês. Hoff não quis dar mais detalhes sobre o tratamento ou sobre o estado de Lula, mas o hospital informou em nota que "o paciente encontra-se bem".

Segundo o médico Artur Katz, que faz parte da equipe que atende o ex-presidente, o tumor maligno é localizado e está em estágio inicial. Ele explicou que a quimioterapia foi escolhida como tratamento para evitar uma cirurgia e preservar os órgãos do ex-presidente. O tratamento, que começa na segunda-feira (31), deve durar cerca de três meses. Os médicos ainda devem avaliar se Lula receberá um tratamento complementar, como a radioterapia.

Por volta das 15h30, o ex-presidente estava acordado no hospital. Segundo seu assessor, José Chrispiniano, Lula está tranquilo desde que chegou ao hospital na manhã deste sábado. O ex-presidente deve deixar o hospital em poucas horas, rumo à sua residência, em São Bernardo do Campo. Na próxima semana o tratamento será iniciado, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Tumor

O petista procurou auxílio médico na sexta-feira após sentir dores na garganta, informou neste sábado o Instituto Cidadania, organização ligada a Lula. Ele estaria se queixando de problemas relacionados à garganta há algum tempo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor na laringe é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos desta área e 2% no geral. Há uma variação na localização do tumor, que pode ficar acima (supraglótica) ou nas cordas vocais. Os sintomas podem indicar a localização do tumor.

Geralmente, dores de garganta indicam tumor supraglótico enquanto rouquidão é sintoma de outro tipo de tumor. Os pacientes ainda podem ter alterações na voz, rouquidão, dificuldade de engolir e de respirar.

Entre os fatores de risco para a doença estão a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar. Para o câncer de laringe, o tabagismo é o fator de maior risco, mas a associação do fumo com o consumo excessivo de álcool pode aumentar a possibilidade de ocorrência do tumor supraglótico. Os pacientes que mantêm os hábitos de beber e fumar têm a probabilidade de cura diminuída e correm mais risco de desenvolverem um segundo tumor.

Tratamento

Apesar da equipe médica do hospital afirmar que o prognóstico para o ex-presidente é bom, a forma de tratamento escolhida chamou a atenção do oncologista Ricardo Ribeiro Gama, cancerologista e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Universitário Evangélico, de Curitiba. “A quimioterapia não é indicada para o tratamento de tumores iniciais, quando é comum as pequenas cirurgias e tratamento radioterápico. A quimioterapia é realizada para preservar o órgão, mas dificilmente se trata o tumor só com isso”, explica.

Outro tratamento indicado é a laringectomia, que consiste na retirada total da laringe e implica na perda da voz e traqueostomia definitiva. Mesmo os pacientes que se submetem à intervenção podem reabilitar a voz com o uso de próteses.

Presidência

Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, completou 66 anos na última quinta-feira. O ex-presidente deixou o governo com o país apresentando forte crescimento econômico. Seu governo também foi marcado por amplos programas sociais e pela melhoria de vida de milhões de brasileiros. (Agências)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles