sábado, 3 de setembro de 2011

Terremoto na Argentina é sentido em Maringá

Moradores de Maringá sentiram um tremor na manhã desta sexta-feira (2), por volta das 11h, reflexo do terremoto de 6,7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no Norte da Argentina, a cerca de 1,8 mil quilômetros do Norte do Paraná. O Corpo de Bombeirosde Maringá informou que recebeu cerca de dez ligações de moradores relatando a situação nas partes mais altas dos prédios.

O tremor foi sentido na sede da Receita Federal, na Avenida 15 de Novembro. “Foi um leve tremor que durou alguns segundos. As cadeiras e mesas balançaram e algumas pessoas saíram do prédio. Achei muito esquisito, porque nunca tinha sentido isto”, informou a secretária Alessandra Mireli Brunholi.

Um edifício comercial de seis andares na Avenida Brasil chegou a ser evacuado. Uma pessoa que trabalha em uma empresa de plano de saúde informou que os trabalhadores ficaram assustados e deixaram o prédio rapidamente. “Senti um pouco de tontura com o tremor”, contou è reportagem.

Uma gestante passou mal no local e precisou receber atendimento médico. As pessoas ficaram cerca de 40 minutos fora do edifício.

Os bombeiros estão verificando se as estruturas dos prédios que sentiram o tremos foram danificadas. Até o início da tarde desta sexta (2), não foram encontrados problemas.

Segundo o coordenador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis),Lucas Vieira Barros, o tremor teve seu ponto de origem a uma profundidade 600 quilômetros. “Por essa razão as ondas sísmicas tiveram efeitos minimizados”, explicou.

Segundo Barros, mesmo tendo acontecido há um profundidade de 600 quilômetros, é comum o fenômeno ser sentido nos pontos mais altos de locais distantes, como Goiânia, Cascavel e Maringá.

Tremor também foi sentido em Cascavel

O Corpo de Bombeiros de Cascavel, na região Oeste do estado, recebeu três ligações de moradores relatando que sentiram um pequeno tremor nesta manhã, por volta das 11h. Não foram registrados prejuízos. As ocorrências foram registradas em dois locais do centro da cidade.

A Defesa Civil do município também recebeu ligações no telefone 199 de pessoas assustadas que relataram ter sentido o tremor. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles