domingo, 25 de setembro de 2011

A queda da Bastilha para Sarkozi: Esquerda fica com maioria no senado francês

A queda da Bastilha para Sarkozi


O governo conservador do presidente francês, Nicolas Sarkozy, perdeu a maioria no senado para a esquerda neste domingo, disseram autoridades locais, em uma derrota histórica a apenas sete meses antes de eleição presidencial.

Pela primeira vez desde 1958, o senado tradicionalmente dominado pela direita, se virou para uma maioria de esquerda, devido a uma grande mudança da geração dos seus principais membros.

Resultados iniciais das eleições indiretas mostraram que os candidatos da esquerda ficaram com pelo menos 23 assentos que eram do partido conservador, garantindo-lhes assim, a maioria absoluta.

A mudança para a esquerda, que Gerard Larcher, líder da UMP no senado descreveu como o acontecimento que terá consequências "sísmicas" antes da eleição presidencial em abril, gerou gritos de alegria de simpatizantes da esquerda, durante uma reunião em Paris.

"O dia 25 de setembro de 2011, entrará para a história", disse para a TV LCI, Jean-Pierre Bel, líder do grupo socialista no Senado. "Os resultados das eleições no senado significam uma merecida punição para a direita."

A vitória da esquerda se seguiu a uma série de vitórias dos candidatos socialistas nas eleições locais, nas mesmas regiões onde dezenas de milhares de autoridades municipais, com chamados de "super eleitores" nas pesquisas para o senado, votaram no domingo.

Um senado pendendo para a esquerda não será capaz de atrapalhar os planos legislativos de Sarkozy, mas a perda do antigo baluarte para a direita é um retrocesso simbólico, especialmente quando acontece ao mesmo tempo em que as pesquisas apontam resultados insistentemente negativos para ele. (Reuters)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles