terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dilma deve indicar membros de Comissão da Verdade


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta segunda-feira que o projeto que cria aComissão Nacional da Verdade, em discussão no Congresso, tem grande chance de ser aprovado respeitando-se o texto original apresentado pelo governo, ou seja, com a previsão de nomeação de sete membros pela Presidência da República, e não de nove, com a indicação de dois deles pelo Congresso. "Sinto hoje que há uma acomodação nos termos do projeto original. Se isso acontecer, a indicação será da presidente da República", disse o ministro, após participar da abertura de congresso sobre segurança pública para a Copa e a Olimpíada, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


O ministro acredita que as discussões sobre a instalação da Comissão da Verdade já estão amadurecidas o suficiente para serem chanceladas pelos parlamentares. "A meu ver, o projeto está bem maduro para ser aprovado", afirmou.

Cardozo ressaltou que o governo tem pressa na aprovação do projeto - a comissão vai tentar esclarecer denúncias de torturas mortes e desaparecimentos no período da ditadura militar, mas não terá caráter judicial ou punitivo. "O País espera a aprovação do projeto e isso viria em boa hora. Se puder aprovar até o dia 21, ótimo", disse o ministro, em referência à data em que a presidente Dilma Rousseff vai discursar na abertura da assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA)

Cardozo participará na terça-feira, em Brasília, de reunião com líderes do Congresso e com ex-titulares da pasta de Direitos Humanos para discutir a aprovação do projeto. "Gostaríamos que fosse aprovado o mais rápido possível, mas aí vai uma dimensão de respeito ao Congresso Nacional e ao seu ritmo", afirmou. (AE)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles