Uma falha no sistema de transmissão de Itaipu provocou o desligamento de quatro circuitos de transmissão entre a Usina de Itaipu e a subestação de Foz do Iguaçu. Com isso, as regiões Sul e Sudeste e os estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia tiveram o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) acionado e houve falta de energia em vários locais, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com a Itaipu, "o problema ocorreu na linha de transmissão, cuja operação não é de responsabilidade da Itaipu".
O problema provocou o desligamento da parte brasileira da Usina de Itaipu. No momento, a unidade estava gerando 5.700 Megawatts. De acordo com informações da Assessoria de Planejamento e Comunicação da NOS, em casos assim, quando há grande perda de geração, o Erac procura restabelecer. Portanto, o que houve, foi um “corte planejado de carga”.
Em seu twitter oficial, a Itaipu divulgou que por volta das 18h50 operava normalmente e que deve divulgar uma nota oficial dentro de instantes. (G1)
0 comentários :
Postar um comentário