segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jogos da Juventude no Paraná irá reunir 10 mil atletas na fase regional

Mais de 10 mil atletas vão participar da fase regional dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), de 19 a 27 de agosto, em oito sedes: Astorga, Cornélio Procópio, Goioerê, Ivaiporã, Mangueirinha, Prudentópolis, Santa Helena e São José dos Pinhais. Eles vão integrar 803 equipes nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez, representando 241 municípios.

A exceção do futebol, só para o sexo masculino, as demais são para os dois sexos. A competição é organizada pelo Governo do Estado através da Secretaria Especial de Esporte e Paraná Esporte, em parceria com os municípios.

Os Jogos da Juventude são disputados por seleções municipais com atletas de até 18 anos de idade, em duas divisões nas modalidades coletivas, a exceção do vôlei de praia – só Divisão A. Da fase regional participam apenas as equipes da Divisão B. As da Divisão A entram direto na fase final, quando estreiam também as equipes de outras modalidades disputadas em divisão única: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. Nessas modalidades de divisão única não são para os dois sexos apenas a ginástica – só para as meninas.

Também não participam da fase regional, as equipes da Divisão B do município-sede da fase final, Campo Mourão, nas cinco modalidades coletivas, e as equipes de xadrez em divisão única, que estão classificadas automaticamente. A fase final será de 7 a 16 de outubro.

Das 720 equipes que disputarão a fase regional nas modalidades coletivas exatas 241 se classificarão para a fase final. Serão as campeãs das oito regiões esportivas do Estado, mais algumas vices nas sedes com maior número de participantes nessas modalidades. No xadrez, das 83 equipes vão se classificar os campeões e vices de cada sede nas provas convencional, rápido e relâmpago, nessas duas últimas em cada tabuleiro.

Sobre os classificados nas modalidades coletivas já se tem os números dos que se classificarão em cada regional, além dos campeões. Segue-se uma proporção de inscritos nas respectivas modalidades pelo número de municípios de cada região. No basquete (feminino e masculino), handebol (feminino) e vôlei (masculino), por exemplo, com menos inscrições, passam para a fase final apenas os campeões em cada uma das oito sedes. Do futebol (só masculino) entram também três vices, das sedes Astorga (18 equipes), Santa Helena (17) e Mangueirinha (20).

Também se classificam alguns vices do futsal, handebol e vôlei. Nos dois sexos apenas o futsal classificará outras equipes além das campeãs. No feminino vão os vices de São José dos Pinhais (14 inscrições) e de Santa Helena (17), e no masculino, os de Astorga (24), Santa Helena (29) e Ivaiporã (27). No handebol seguirão na competição além dos campeões das oito regiões, os vices do masculino de São José dos Pinhais (9) e Astorga (14). E no vôlei feminino estará na final, além dos campeões, apenas o vive-campeão da sede Santa Helena, com 15 inscrições.

Nas modalidades coletivas, ainda, pelo número de vices que passarão para a fase final, sabe-se que o futsal é a que teve o maior número de inscrições: 271 (106 feminino e 165 masculino). O futebol, apenas pelo sexo masculino, teve 123 inscrições, se constituindo na segunda maior disputa – atrás apenas do futsal masculino (165). Depois aparecem o vôlei com 126 inscrições (70 e 56, feminino e masculino respectivamente), handebol com 121 (53 e 68) e o basquete com 79 (23 e 56).

Na modalidade de basquete, com o menor número de inscrições, em três sedes as disputas da Divisão B na fase regional serão entre duas equipes apenas: Astorga, Goioerê e Mangueirinha, todas no feminino. O mesmo acontece com o handebol feminino em Prudentópolis. Por sede, as maiores disputas serão no futsal masculino em Santa Helena (entre 29 equipes), Ivaiporã (27) e Astorga (24), e no futebol em Mangueirinha (20 municípios). No handebol a maior delas será no masculino em Astorga (14 municípios), e no vôlei, no feminino, em Santa Helena (entre 15 municípios).

Em números totais de equipes nas modalidades coletivas por sede, a de Santa Helena, no oeste do Estado, terá maior participação, com 112 (42 e 70 feminino e masculino, respectivamente), seguida por Ivaiporã, 103 (36 e 67), Astorga, 100 (30 e 70), São José dos Pinhais, 95 (37 e 58) e Mangueirinha, 95 (34 e 61), Cornélio Procópio, 80 (24 e 56), Goioerê, 77 (28 e 49) e por último Prudentópolis, 58 (21 e 37). Em todas as sede da fase regional somam-se ainda as equipes de xadrez.

Quanto a participação por municípios as sedes por ordem decrescente são: Santa Helena (38), Ivaiporã e Astorga (34), Cornélio Procópio (33), Mangueirinha (32), Goioerê (28), São José dos Pinhais (25) e Prudentópolis (17 municípios). Vale lembrar que vários municípios participam de apenas uma modalidade, como, na sede Ivaiporã, Altamira do Paraná, Arapuá, Araruna, Jandaia do Sul, Mato Rico e Palmital no futsal masculino. (AEN)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles