segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Igrejas Evangélicas do Paraná pedem explicação sobre uso suspeito de verbas federais por parte da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB)

Deputado André Zacharow

Um grupo de igrejas ligado à Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB) divulgou ontem um comunicado dando apoio às investigações realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a administração da entidade, que recebeu verbas do Ministério do Turismo para promover cursos de qualificação profissional do ramo turístico. As igrejas também pedem uma reunião com a diretoria da SEB para que sejam dadas explicações sobre os fatos que estão sendo questionados.

Reportagem publicada pela Gazeta do Povo nesta quinta-feira revelou que o TCU apura possíveis irregularidades envolvendo o uso de dinheiro do Turismo que chegou ao Paraná por meio da SEB. Uma auditoria do TCU detectou indícios de irregularidades na execução de contratos firmados pela SEB com duas empresas para prestação de serviços de capacitação de agentes de turismo e a realização de um inventário turístico. As suspeitas, segundo o TCU, vão desde fraude em licitação até o suposto superfaturamento de serviços.

O deputado federal André Zacharow (PMDB), presidente licenciado da SEB e autor das emendas parlamentares que trouxeram a verba para o Paraná, diz que não se opõe à investigação. “Não houve nenhuma irregularidade. Tudo foi feito com lisura. Acredito que a SEB deve ser transparente e que todas as explicações devem ser dadas”, afirmou.

Zacharow, que presidiu a SEB por 14 anos, disse que iria à reunião caso fosse chamado, embora hoje não tenha atuação na sociedade. O atual presidente da instituição é o pastor Irineu Rodrigues.

O comunicado oficial é assinado por 4 das 13 igrejas que formam a SEB: União das Igrejas Con­­­gregacionais do Brasil; Presbitério Sul do Paraná da Igreja Pres­­­biteriana Indepen­­­dente; Sínodo de Curitiba da Igreja Presbiteriana do Brasil; e Pres­­­bitério do Paraná da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil. A reportagem tentou contato com representantes das igrejas, mas recebeu a informação que, no momento, os líderes das instituições não vão se pronunciar.

A SEB é a responsável pela manutenção de um dos maiores hospitais de Curitiba, o Evan­­­gélico, e também mantém a Faculdade Evangélica. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles