segunda-feira, 18 de julho de 2011

PESQUISADORES LOCALIZAM SUBMARINO ALEMÃO AFUNDADO NA COSTA DE SANTA CATARINA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Pesquisadores confirmaram na manhã desta sexta-feira a localização de um submarino alemão afundado durante a Segunda Guerra Mundial. Ele estava nas proximidades de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, e foi atingido no dia 19 de julho de 1943. Esta é a primeira das 11 embarcações alemães que os historiadores estimam ter naufragado em águas brasileiras durante o conflito.

O submarino, prefixo U513, havia sido encontrado na noite da última quinta-feira. Os pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Instituto Kat Schurmann passaram dois anos a bordo de um veleiro para descobrir onde estava a embarcação, encalhada a 75 metros de profundidade.

As mais recentes prospecções começaram no último dia 9, após convênio entre as duas entidades para realizarem as buscas por meio de prospecção oceanográfica. Vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem trabalhos de pesquisa documental buscando encontrar dados e informações que levem ao local dos naufrágios.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles