domingo, 10 de julho de 2011

Crime ambiental: Empresários usavam propriedades rurais como depósitos de armas e para caça

Propriedades rurais das colônias Santos e Castelhano, em São José dos Pinhais, região metropolitana, eram usadas como depósitos de armas por empresários do Paraná e de Santa Catarina, segundo a polícia. Na tarde desta sexta-feira (8), 12 armas de caça, além de munições e diversas armadilhas, foram apreendidas em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.


“Este material pertencia a gente influente que vinha ao local especificamente para caçar animais silvestres”, disse o capitão Durval Tavares Júnior, do Batalhão de Polícia Ambiental.

Na operação – que contou com apoio daDelegacia de Proteção ao Meio Ambiente e doBatalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) – foram presas cinco pessoas, entre proprietários e caseiros de chácaras e sítios, que armazenavam os materiais de caça. A polícia esperava prender também os empresários, que seriam os donos dos armamentos, mas eles não foram localizados. “Tínhamos informações de que esses empresários estariam na região para a prática de caça, mas infelizmente não encontramos nenhum deles”, lamentou o capitão.

O material foi encontrado com base em levantamentos do serviço de inteligência da Polícia Ambiental, combinado com denúncias anônimas repassadas pela população. Segundo Tavares Júnior, não foram encontrados animais abatidos. “Essas pessoas costumar fazer troféus a partir da cabeça e de membros dos animais caçados. Por isso, não foi encontrada nenhuma espécie abatida”, explicou.

As investigações vão continuar, com o objetivo de localizar os verdadeiros proprietários das armas e dos materiais de caça. Denúncias anônimas podem ser repassadas à polícia pelo telefone 0800- 643-0304.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles