segunda-feira, 20 de junho de 2011

Governador assina convênios para a construção de 604 casas em quatro cidades


Durante a inauguração da trincheira que faz a transposição da linha férrea na cidade de Cambé, Norte do Estado, o governador Beto Richa assinou convênios que autorizam a construção de 604 unidades habitacionais nas cidades de Rio Bom (59 unidades), Prado Ferreira (167), Florestópolis (263) e Califórnia (115). Richa também recebeu a doação de 687 lotes da prefeitura de Arapongas.

As obras, que receberão investimentos superiores a R$ 60 milhões, serão executadas por meio de parcerias entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), prefeituras e Caixa Econômica Federal.

Richa destacou que o Estado passa por uma revolução na área habitacional. “Quando estava à frente da prefeitura de Curitiba transformamos a cidade, com obras em todos os bairros, retiramos famílias da beira de rios e tivemos um ótimo relacionamento com o governo federal. Vamos levar essa experiência para todo o Estado e trabalhar de mãos dadas para defender os interesses do Paraná”, afirmou.

Para o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, a contratação das obras representa um novo tempo no Estado. “Há uma grande transformação no Paraná por meio da moradia. Vamos fazer com que os municípios sejam grandes canteiros de obras, com muita dedicação e competência dos nossos colaboradores”, disse.

Olides Millezi Júnior, superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal, afirmou que a parceria com a Cohapar é fundamental porque as duas instituições têm finalidade social: “A nossa união é o grande instrumento para a realização do sonho da casa própria de milhares de paranaenses. Nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Para o prefeito de Califórnia, Amauri Barrichello, a habitação está sendo tratada neste governo de forma como prioridade e, por isso, as prefeituras estão agilizando o processo de doação de áreas. “Há três anos tentava firmar a parceria com a Cohapar para a construção destas casas, mas agora, com o Beto Richa e o Mounir Chaowiche, em apenas seis meses conseguimos fazer com que o projeto saísse do papel”, disse.

Dirceu Silva Alves, prefeito de Prado Ferreira, disse que além das 167 unidades com convênios assinados nesta sexta-feira, já adquiriu outro terreno para mais 50 moradias. “Muito importante a prioridade que o governo do Estado está dando para a habitação. Estamos muito confiantes de que poderemos dar casa para as famílias carentes”, afirmou.

O prefeito de Arapongas, Beto Pugliesi, que doou 687 lotes para a Cohapar, destacou o tratamento que o governador Beto Richa dá aos prefeitos: “Sou de outro partido, mas gosto da maneira dessa nova gestão trabalhar, a gestão moderna que não tem ranço partidário. Estamos unidos pelo bem do povo”.

FELICIDADE – Algumas famílias que serão beneficiadas com as novas casas estavam presentes no evento e disseram que a felicidade de saber que terão suas casas é indescritível. “A alegria só será maior quando receber as chaves da minha casa”, disse Derli Benedito Neto, moradora da cidade de Prado Ferreira.

Vilma dos Santos Fernandes disse que sem o programa do governo do Paraná seria impossível conseguir a casa própria. “Não temos condições de entrar em um financiamento comum. Por isso agradecemos ao governador Beto Richa, que vai tornar possível o nosso sonho da casa própria”, afirmou.

Cláudia Ribeiro dos Santos, moradora de Califórnia, paga aluguel e disse que agora conta os dias para receber as chaves de seu novo lar. “Moro com o meu marido e dois filhos de favor na casa da minha mãe. É tudo apertado, as crianças não têm espaço para brincar”. E já faz planos: “Assim que mudarmos vou encomendar outro bebê”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles