quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dirigentes da Fifa acusados de lobby terão que se explicar na Câmara


A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou na tarde desta quarta-feira (29/06) requerimento do presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e do líder da bancada na Câmara, Rubens Bueno (PR), convidando os dirigentes de marketing da Fifa Jay Neuhaus e Thierry Weil e o consultor do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014, Carlos de la Corte, a prestar esclarecimentos sobre denúncias de lobby favorecendo parceiros da entidade mundial do futebol.

"Não é de hoje que temos denúncias contra a CBF e a Fifa. Ninguém poderia imaginar que essa nova denúncia passaria em branco. A Câmara e a Comissão de Turismo tem obrigação de investigar. Queremos estancar já esse processo de indicação e condução de licitações da Copa do Mundo por parte da Fifa", disse o líder do PPs durante a reunião que aprovou a convocação dos diretores da entidade.

A denúncia

Reportagem do jornal Folha de São Paulo revelou que os três estão pressionando as cidades-sede a “cooperar” nas licitações dos estádios e contratar patrocinadoras da Fifa. (PPS) O jornal ouviu representantes dos governos estaduais e conseguiu cópias de documentos, e-mails e PowerPoint que atestam a atuação do departamento de marketing da Fifa e do COL em favor de três empresas: a ADM, que confecciona brindes, a Yingli, de fornecimento de energia, e a Liberty Seguradora. No caso da ADM, Jay Neuhaus foi além. Avisou que se a cidade-sede optasse por outra empresa teria de pagar 17% de taxa de licenciamento. Afirmou, também, que entendia que elas estavam atreladas a licitação, “porém, esperamos encontrar uma forma de garantir que a ADM sempre faça parte deste processo”. O dirigente da Fifa classifica a equipe da empresa como “a mágica do processo”, conforme publicou o jornal. Carlos de la Corte pressiona para que a chinesa Yingli seja contratada porque tem serviços de energia “alinhados” com a Fifa. Ele encaminhou carta assinada pelo diretor-geral de marketing da Fifa, Thierry Weil, que informa que a Fifa “considera que os produtos da Yingli Solar podem ser a melhor solução para a eficiência energética dos estádios da Copa”. Weil elogia também a seguradora Liberty e pede que os coordenadores que contratem-na.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles