segunda-feira, 23 de maio de 2011

Peritos exumam corpo do ex-presidente Salvador Allende


Suicídio ou homicídio? A dúvida que há quase 40 anos ronda a morte do ex-presidente chileno, Salvador Allende, deverá ser esclarecida em breve. Hoje (23) pela manhã, uma equipe de 16 peritos de dentro e fora do Chile retirou os restos mortais de Allende do Cemitério Geral de Santiago e os levou ao Serviço Médico Legal, onde passarão por perícias.

O objetivo é pôr fim às desconfianças sobre a morte do ex-presidente, ocorrida no dia 11 de setembro de 1973, quando as forças do general Augusto Pinochet, com o apoio da Agência Central de Informação dos Estados Unidos (CIA), bombardearam o Palácio de La Moneda. À época, a versão oficial disse que Allende cometeu suicídio, mas organizações de direitos humanos questionam a história.

Em janeiro, uma associação que representa famílias de vítimas da ditadura apresentou 726 denúncias de violações de direitos humanos. Com isso, a Justiça chilena abriu um inquérito para investigar os casos, dentre eles, a morte do ex-presidente e seus aliados que faleceram no ataque à sede do governo.

Durante a exumação, estiveram presentes as filhas de Allende, Isabel e Carmen, outros parentes, advogados e os presidentes dos partidos Socialista, Por la Democracia e Comunista, além do ex-ministro de Allende, Jorge Arrate.

Sobre o caso, a presidenta da Associação de Familiares de Executados Políticos, Alicia Lira, afirmou que "aqui se cometeu um homicídio, no momento do terrorismo de Estado, no momento do golpe de Estado, (Allende) não tinha nenhuma saída e nenhuma segurança”.

O jurista chileno Eduardo Contreras destacou ser essencial determinar, de uma vez por todas, se a morte do ex-presidente foi suicídio ou homicídio. Contreras também ressaltou que, independente da conclusão a que cheguem as perícias, nada pode diminuir a dignidade de Allende em seus últimos momentos ou anular a responsabilidade dos que bombardearam o Palácio.(Agência Brasil)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles