quarta-feira, 6 de abril de 2011

Instalado o 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana de Curitiba


A Polícia Militar do Paraná instalou na noite de terça-feira (05) o 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB) e deu posse ao primeiro comandante da unidade, o tenente-coronel Ricardo Silva. O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cezar, participou da solenidade acompanhado pelos comandantes da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, e do Corpo de Bombeiros, coronel Hércules Donadello.

“A orientação do governador Beto Richa é no sentido de colocar toda a capacidade de trabalho da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, das unidades que integram a estrutura da segurança pública em benefício, em favor da população do Estado”, afirmou o secretário. “A instalação deste grupamento, numa região tão importante de Curitiba, da Região Metropolitana, obedece a orientação do governador”, disse.

A unidade conta com 202 bombeiros militares, incluindo oficiais e praças, e será responsável pelo atendimento emergencial de pronto-socorrismo, combate a incêndios e salvamentos em 31 bairros da região norte da capital e 14 municípios da região metropolitana. “É uma unidade que vai materializar o trabalho do bombeiro militar numa região importante da cidade, vai agilizar o trabalho, trazer mais rapidez no atendimento. Enfim, é uma conquista importante”, disse o secretário.

O comandante-geral da PM esclarece que a reestruturação do Corpo de Bombeiros é fruto da Lei de Organização Básica, de setembro do ano passado, que criou unidades da corporação em diferentes regiões do Estado. A instalação se deve ao Decreto Nº 8529 de outubro de 2010. Agora o 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros (bairro Cabral – Curitiba) divide os trabalhos de Curitiba e região metropolitana com o 6° Grupamento (em São José dos Pinhais) e o 1° Grupamento (no bairro Portão – Curitiba).

“Com esta divisão de competências, vamos ter mais atenção para 31 bairros de Curitiba e para 14 bairros da Região Metropolitana atendidos pelo 7° grupamento. As outras unidades também ficam desafogadas”, diz Scheremeta. “Essa reestruturação do Corpo de Bombeiros faz parte do anseio da população paranaense, e principalmente da Região Metropolitana, que agora pode contar com o grupamento de bombeiros que vai atendê-la mais especificamente”, afirmou.

O 7° GB será responsável pelas ações dos bombeiros nos municípios de Curitiba (31 bairros), Campina Grande do Sul, Adrianópolis, Tunas do Paraná, Bocaiúva do Sul, Colombo, Quatro Barras, Doutor Ulisses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Balsa Nova. “Esta unidade foi criada para dar melhor atendimento à área norte de Curitiba e parte da região metropolitana, com mais agilidade e precisão”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Donadello.

“A reestruturação da Polícia Militar, que atendeu também o Corpo de Bombeiros, foi muito boa para todos nós que tivemos um crescimento de 100% das nossas atividades; e a criação do 7º GB representa um avanço de qualidade no serviço dos bombeiros, por isso estamos muito felizes com o tratamento que estamos recebendo”, ressalta Donadello.

CORONEL RICARDO – O comandante da unidade disse que sua meta é buscar índices de referência nos trabalhos que serão desempenhados pela nova unidade. “Para isso vamos aprimorar ainda mais o atendimento com as ambulâncias, com os caminhões, e todos os outros equipamentos, para que possamos prestar um serviço de qualidade e diferenciado para a população que abrangemos”, frisa.

Para Ricardo, a divisão de competências contribui para a melhoria dos trabalhos prestados em cada região. “Antes a comunidade curitibana era ‘guardada’, pelo 1º GB. Hoje a capital conta com dois grupamentos, o 1º (responsável pelas áreas central e sul) e o 7º (que cuida da ala norte de Curitiba e 14 municípios da RMC)”, destaca o comandante.

Ricardo lembrou que o Corpo de Bombeiros está se expandindo ainda mais. “Está previsto para 12 de abril a inauguração do quartel de Colombo, ampliando ainda mais o socorro público prestado pelo Corpo de Bombeiros na região metropolitana, diminuindo o tempo-resposta para que a gente possa cada vez mais aprimorar esse serviço”, enfatiza.

PARTICIPAÇÃO – Dentre as autoridades civis e militares, além de prefeitos e vereadores, estava o ex-comandante da PM e do Corpo de Bombeiros, o coronel da reserva Daniel Cezar Maingué. “Eu tive a honra de ser comandante do Corpo de Bombeiro da PMPR, e hoje fico feliz em ver a Polícia Militar crescendo cada vez mais e, especialmente, hoje, vendo o Corpo de Bombeiros com uma nova unidade. Tenho certeza que os integrantes desta unidade atenderão da melhor forma possível a população”, afirmou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles