sábado, 8 de janeiro de 2011

O Pessuti "ENTUBOU" o meio ambiente em Pontal

Do PortoGente:

A empresa Subsea 7, multinacional que se instala em Pontal do Paraná, litoral do estado, para produzir estruturas e dutos submarinos para a Petrobras, sofre uma ação do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná sobre seu Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). O autor é o Procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira, que entrou com a ação civil pública em 29 de junho passado, na Justiça Federal do Paraná.

Na ação a procuradoria pede que o Ibama conduza o licenciamento ambiental, devido a localização do empreendimento em “área caracterizada pela fragilidade ambiental do ecossistema”, diz o procurador na ação. Também pede a nulidade do licenciamento até então conduzido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Outra medida foi o cancelamento da audiência pública que a Subsea 7 pretendia realizar em 30 de junho. No último dia 26, Ibama e IAP foram intimados pela Justiça Federal. O procurador Oliveira, no momento, não está se manifestando sobre o caso.

A jornalista Vera Gasparetto, do PortoGente, apurou junto ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) que a multinacional norueguesa Subsea 7, do ramo de engenharia submarina, planeja construir um complexo industrial no município de Pontal do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões para produzir estruturas e dutos submarinos para a Petrobras. A empresa adquiriu em 2007 uma área de 2,6 mil hectares na entrada da baía de Paranaguá, no litoral do Paraná, e pretende montar tubulações para transporte de petróleo entre poços e plataformas, estruturas com cerca de 1,3 quilômetros de comprimento.

A Subsea 7 direciona suas atividades para a operação, inspeção e manutenção de campos submarinos de gás e óleo. A companhia é líder mundial em construção e engenharia submarina e atua no Brasil há 15 anos. Sua sede fica na Escócia e possui bases de operação no Mar do Norte, Noruega, Ásia, África, Brasil e Golfo do México.

4 comentários :

Anônimo disse...

A instalacao da Subsea 7 em Pontal do Parana vai ser um excelente beneficio economico para a comunidade local.

Molina com muita prosa & muitos versos disse...

Ela é a porta de entrada para acabarmos de destruir o que resta do ecosistema dos Manguesais, da Mata Atlântica e da Mata de Encosta em nosso Estado.

รнαмdяσ รнαмz disse...

Bom, é muito facil para os Universitarios e ambentalistas defenderem o “meio ambiente” afinal não moram aqui mesmo, em Pontal o povo passa fome por causa do desemprego só tem emprego em 3 meses que é a temporada.
A Subsea 7 não é uma empresa de fundo de quintal, é uma multinacional, seria bom se o Brasil investisse aqui, mas demorou...

Molina com muita prosa & muitos versos disse...

O povo passa fome em Pontal por causa de uma elite local canalha que se apossa do que era para ser público com se fosse coisa sua.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles