sábado, 22 de janeiro de 2011

Joinville decreta situação de emergência


A Prefeitura divulgou na tarde desta sexta-feira (21), durante entrevista coletiva na sede do executivo municipal, informações sobre as cheias no município, depois de ter decretado situação de emergência. A medida foi tomada com a recomendação dos integrantes da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil) reunidos na manhã desta sexta-feira. O prefeito Carlito Merss também já fez contato com secretário estadual da Infraestrutura,Valdir Cobalchini, para liberação de recursos.

Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Mais de 5 mil casas foram atingidas por alagamentos em vários pontos da cidade, o que justificou o decreto para todo o município. Uma das preocupações é com os deslizamentos, porque o solo está encharcado. Já foram 120 ocorrências, entre deslizamentos e queda de muros.

Três abrigos foram montados pela Defesa Civil. Trinta e uma pessoas estão no abrigo montado na escola municipal Elizabeth Von Dreifuss, no Morro do Meio. Outras 50 pessoas estão sendo transferidas da casa de apoio do Pastor Giba para o abrigo montado na escola estadual Antônia Alpaídes, ao lado do Terminal Urbano do Nova Brasília. No Vila Nova, o abrigo fica na escola municipal Valentim João da Rocha, mas ainda não está sendo ocupado.

Os desabrigados estão recebendo atendimento da Secretaria de Assistência Social, que providencia alimentação, material de higiene e limpeza, colchões, cobertores e roupas, com o apoio da Central Solidária. As famílias atingidas pelos alagamentos mas que não precisaram deixar suas casas estão sendo visitadas por assistentes sociais que avaliam o benefício a ser concedido, como cestas básicas.

O prefeito Carlito Merss interrompeu suas férias para acompanhar as ações da Prefeitura. No início da tarde desta sexta-feira (21), ele sobrevoou o município com o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), Corpo de Bombeiros e o engenheiro civil contratado pela Defesa Civil para fazer avaliações técnicas dos deslizamentos, Gilberto Luiz.

Com o sobrevoo, Carlito teve uma noção de como está toda a cidade com os estragos provocados pelas chuvas. "Estamos preocupados com o que vimos. Há muitos pontos de deslizamento nos morros do Boa Vista, Bom Retiro e América e regiões alagadas. E como a previsão é de mais chuva, todas as secretarias já estão de plantão para dar suporte à comunidade no que for preciso", disse.

Carlito também revelou os números pluviométricos comparando os meses de janeiro dos últimos anos. Em 2008, choveu 355 mm; em 2009, 482 mm; e neste ano, até o dia 20, já havia chovido 572 mm, um recorde para o mês de janeiro. Em novembro de 2008, quando uma grande enxurrada atingiu Santa Catarina, choveu 780 mm em Joinville. "Com tanta chuva, os riscos de deslizamentos aumentam", disse Carlito.

O engenheiro civil Gilberto Luiz explica que as pessoas devem estar atentas a sinais de deslizamentos, como fissuras na alvenaria, portas e janelas que começam a emperrar, inclinação de postes e árvores, água minando do morro e agitação dos animais domésticos.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) informa que as árvores que apresentam risco às pessoas ou patrimônio poderão ser cortadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Celesc, sem autorização prévia do órgão ambiental. A autorização é válida apenas aos casos de risco.

As secretarias regionais estão recebendo material e maquinário. São 14 retroescavadeiras e 14 caminhões caçamba. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) contratou mais quatro escavadeiras hidráulicas para auxiliar no serviço.

Foi montado o Sistema de Comando em Operações (SCO) na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) para orientar as equipes de resgate e gerenciar todo o processo de apoio à população.

Neste final de semana, as secretarias regionais, a Secretaria de Assistência Social e os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estarão de plantão. Também há dois telefones para emergências: 8433-6558 e 8433-6599.


Arrecadação de donativos

A Secretaria de Assistência Social inicia nesta sexta-feira (21/1) uma campanha para arrecadação de donativos para as famílias atingidas pelas cheias em Joinville. A Secretaria já está disponibilizando, principalmente, alimentação e material de higiene pessoal.

Até agora, pelo menos, 60 pessoas estão em abrigos provisórios montados nos bairros Vila Nova, Jativoca e Morro do Meio. "Qualquer tipo de doação será bem-vinda, mas neste momento o que mais necessitamos são cobertores, roupas de cama e roupas para adultos e crianças", destacou a secretária de Assistência Social, Rosemeri Costa.

Também foi montada uma central de arrecadação na Sede da Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Procópio Gomes, 749, bairro Bucarein. As doações podem ser entregues inclusive no fim de semana das 8 às 18 horas. Os telefones para informações são 3802.3711 ou 3802.3705.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles