quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Meio Ambiente: Ministério Público propõe ação contra universidade Tuiuti

GAZETA DO POVO

A Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente alega que o estacionamento da instituição de ensino foi construído em uma área de preservação ambiental

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) entrou com uma ação civil pública, na semana passada, contra a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). A Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente alega que o estacionamento da instituição de ensino foi construído em uma área de preservação permanente.

O estacionamento, no campus do bairro Mossunguê, em Curitiba, estaria muito próximo ao Rio Barigui, segundo o MP-PR. Ainda de acordo com a promotoria, a construção teria sido realizada sem o licenciamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

O advogado da UTP,Vitório Sorotiuk, disse que a instituição não havia sido notificada oficialmente da ação. Ele explica que a universidade tem habite-se da prefeitura desde 1978 e nesta época a área de proteção era de cinco metros a partir da margem do rio. Em 1989, o limite foi entendido para 30 metros. “Já existe um processo para regularização desta área em tramite”, disse.

Na ação, o MP-PR pede que a Justiça conceda uma liminar proibindo que a universidade faça qualquer construção no local e, ainda, e as que já foram feitas sejam demolidas. A reportagem da Gazeta do Povo tentou ouvir, na tarde desta quarta-feira (17), o promotor Sérgio Luiz Cordoni, da Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente, mas foi informada pela assessoria de imprensa do MP-PR que ele já havia saído.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles