terça-feira, 23 de novembro de 2010

IBGE confirma que Londrina tem mais de 500 mil habitantes


Paulo Briguet

Comissão Municipal anuncia hoje que a cidade já ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará hoje a notícia que a cidade esperava ouvir: Londrina ultrapassou a marca de 500 mil habitantes. A Comissão Municipal Censitária – composta pelo IBGE e representantes de entidades locais – reúne-se, a partir das 14 horas, no Centro de Assistência Social da Prefeitura, para divulgar os dados atualizados do Censo 2010 na cidade. Na última quinta-feira, a Prefeitura lançou a campanha Londrina 500 mil – numa tentativa de localizar moradores ainda não recenseados.

Até a noite de domingo, o IBGE contabilizava 498.600 habitantes para Londrina. Mas, ainda ontem, a agência local de IBGE estava recebendo novos números, referentes aos trabalhos de campo feitos nos últimos dias. “Caso alguém não tenha recebido a visita de um recenseador, basta entrar em contato com a nossa agência local”, diz o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias. Mas ele ressalta que hoje e amanhã são os últimos dias para isso ser feito. “Só contaremos os dados até o dia 24 [quarta-feira]. A partir daí, estaremos preparando nossa base de dados para a divulgação dos números finais, no dia 29 [segunda-feira].”

Para Sinval Dias, a campanha organizada pela Prefeitura teve poucos efeitos práticos. “Já havíamos feito essa mobilização há um mês, convocando pelos meios de comunicação as pessoas que ainda não haviam recebido a visita do recenseador.” A coordenadora local do IBGE, Angela Maria Barbosa, acredita que os resultados da iniciativa foram modestos. “A campanha até ajudou, mas tardiamente.”

Mesmo atingindo meio milhão de habitantes, é quase certo que Londrina perderá o posto de terceira maior cidade da Região Sul para Joinville, que deve atingir 510 mil habitantes. “Mas Londrina não precisa ficar preocupada, porque certamente ultrapassará a casa dos 500 mil”, afirma Sinval Dias.

Entre as entidades que participaram da campanha Londrina 500 Mil, está a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), que calculou uma população de 529 mil habitantes com base nos 170 mil relógios de água da cidade. Segundo o gerente Oscar Fernandes, a Sanepar identificou, por meio de seus funcionários, alguns problemas com o recenseamento em bairros da periferia, como o Jardim Primavera, em que muitas pessoas não receberam a visita de recenseadores. “De qualquer forma, a situação de Londrina é atípica, e o IBGE poderia dilatar esse prazo para finalizar os números do censo na cidade”, sugere Fernandes.

Serviço :
Quem ainda não recebeu a visita de um recenseador do IBGE deve entrar em contato pelos fones 0800 400 0500, 153, 115 ou 3025-2516.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles