quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Governo do Paraná: Transição começa com pedido de informações com 165 itens

Primeira reunião das equipes de transição de Governo ocorreu nesta quarta-feira (3), no Palácio das Araucárias.

Um pedido de informações com 165 itens, que incluem todas as áreas da administração estadual, foi entregue pela equipe de transição criada pelo governador eleito do Paraná, Beto Richa, ao grupo de transição indicado pelo governador Orlando Pessuti. A primeira reunião entre as duas equipes ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

“Sugerimos que as respostas sejam entregues até o próximo dia 11, para atender a uma determinação do governador eleito de ter um diagnóstico inicial da situação do Estado até 15 de novembro”, informou Carlos Homero Giacomini, coordenador da equipe de transição de Richa.

Lei de Responsabilidade Fiscal

A equipe do novo governo dedica especial atenção às áreas de maior demanda da população, que concentram grande volume de recursos e, também, problemas que precisam ser resolvidos. Entre elas estão saúde, segurança pública e educação, além de dificuldades de ordem orçamentária. “Preocupam as despesas que se aproximam dos níveis prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal. Tudo aquilo que esteja sendo pensado e que possa projetar aumento de despesas passa pela análise da equipe do novo governo”, afirmou Giacomini.

Defensoria Pública

A criação da Defensoria Pública, projeto que foi enviado pelo atual governo à Assembléia Legislativa, está no Plano de Governo de Beto Richa. “Mas é preciso analisar em que moldes o projeto está sendo proposto”, disse Giacomini. “Não discutimos a importância ou a necessidade da Defensoria, mas precisamos fazer um acerto do ponto de vista técnico, como as verbas previstas em orçamento, o corpo de funcionários e o cronograma de implantação, que terá de ser feita efetivamente pelo futuro governo.”

“Respeito ao resultado das urnas”

O governador Orlando Pessuti disse que a meta de sua equipe é entregar um governo em melhor situação do que recebeu em 1º de abril, do ex-governador Roberto Requião, e do que ambos receberam em janeiro de 2003. “Respeitamos o resultado das urnas, os princípios constitucionais, a legislação eleitoral e a lei de Responsabilidade Fiscal e, passada a disputa eleitoral, agora é hora de resolver os interesses do Estado”, disse Pessuti. Segundo ele, entre os projetos em andamento que devem maior impacto na próxima gestão estadual estão a Lei Orçamentária Anual, a mensagem sobre o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a criação do Grupamento Aéreo, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Secretaria da Mulher.


O deputado estadual Ademar Traiano, que será líder do futuro governo na Assembléia Legislativa, disse que o governador Beto Richa precisa ter pleno conhecimento do que poderá fazer no futuro e que algumas medidas exigem cautela neste momento. “É preciso ter zelo de não cometer um erro e, no ano que vem, não poder cumprir aquilo que determina a pretensão do governo anual”, disse Traiano.

Equipes

A equipe que cuidará da transição por parte do novo governo é coordenada por Carlos Homero Giacomini, secretário municipal de Planejamento de Curitiba. Também integram a equipe Ivan Bonilha, Deonilson Roldo, Luiz Eduardo Sebastiani e Norberto Ortigara.


A equipe de transição do atual governo é composta pelos secretários Allan Jones dos Santos (Planejamento), Ney Caldas (chefe da Casa Civil), Maria Marta Lunardon (Administração) e Cícero Oliveira (Controle Interno), além de César Ribeiro Ferreira (técnico da Secretaria da Fazenda).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles