quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sairam as pesquisas do Ibope e do Vox Populi. Dá para confiar na pesquisas?

Tenho a máxima certeza que não, e o maior exemplo são os fatos que aqui ocorreram a pouco tempo, pois estas, manipuladas, prejudicaram ao Gustavo e quase prejudicaram o Beto, já que as urnas deixaram claro que o empate previsto pelo Ibope era uma farsa.

Em relação à campanha presidencial eles apontavam a vitória da Dilma no primeiro turno e não foi isto o que ocorreu. Se hoje eles apontam a Dilma, embora em queda livre, ainda na frente à realidade pode ser outra. Caso venhamos a considerar a margem de erro, que serve para estes Institutos poderem manobrar os reais resultados, e considerarmos pelo Ibope a diferença de dois pontos para cima ou para baixo o Serra pode estar com 49% e a Dilma com 51%, o que praticamente os colocariam na faixa do empate técnico e não a Dilma com 53% e o Serra com 47%.

Nas pesquisas feitas por este Instituto no final do primeiro turno sobre a tendência de votos caso houvesse o segundo a Dilma despontava com 55% dos votos, contra 32% do Serra. Por ela a Dilma perdeu 2% e o Serra ganhou 13%, o que mostra que a candidata do PT pouco recebeu a seu favor os votos antes destinados a Marina, o que claramente demonstra que estes votos eram anti PT e que a Dilma já havia atingido o seu teto máximo de crescimento e que agora ela despenca enquanto o Serra, que não havia atingido o seu, cresce.

Pelo Vox Populi, também divulgado hoje, a Dilma aparece com 48%; Serra tem 40%, sendo que a margem de erro é de 1,8%, o que caso venhamos a comparar com o fiasco pelo que este Instituto passou no primeiro turno veremos que nele não dá para confiar, pois ele apontava, se considerada apenas a conta de votos válidos, a Dilma com 53%,o Serra tinha 30% e Marina Silva (PV) apenas 16%, mas o resultado foi outro e pelas urnas a Dilma teve 46,9%, o Serra 32,6% e a Marina 19,33%.

A pesquisa Ibope foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrada no TSE sob o número 35669/2010 . Foram entrevistadas 3010 pessoas entre 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Vox Populi/iG contou com 3.000 entrevistas, realizadas entre os dias 10 e 11 deste mês, em 214 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 1,8.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles