quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os "videntes" osmaristas e as pesquisas!


É no mínimo impressionante a evidência que ainda mais nos leva a duvidar das últimas pesquisas. Alguns apoiadores da coligação osmarista conseguem antecipar os números antes mesmo dos institutos irem a campo consultar o povo. A mais de uma semana eles dizem que a que será divulgada hoje trará um crescimento de 3% a favor do candidato do PDT.

Muitos dizem, o que foi afirmado por escândalos ocorridos, onde os dados não bateram com a realidade expresso nas urnas, que as empresas que fazem as pesquisas se valem do "índice de confiabilidade" para arbitrar manipulações dentro da margem de erro.

Outra forma de manipulação, que já foi apontada por muitos críticos as práticas destes institutos, é a de dar mais peso eleitoral a determinadas regiões menos populosas do que a outras onde a densidade populacional é maior, como ao priorizar determinada classe social do que a outras. Se a pesquisa é feita em uma comunidade carente pode se encontrar na população local uma visão diferenciada da de outra que seja classe média ou mesmo da elite econômica, já que estes extratos sociais habitam regiões distintas.

Para nós eleitores, para a maioria dos que nunca foram entrevistados, o que nos resta é esperar as pesquisas feitas na última semana de campanha, pois para não perderem a credibilidade as empresas que as fazem tendem a aproximar os resultados do que é a realidade da intenção de votos. Melhor ainda é votar com consciência e esperar o resultado das urnas, pois está é o único resultado que de fato podemos confiar.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles