terça-feira, 28 de setembro de 2010

Datafolha: Dilma cai 3% e aumenta a chance de haver segundo turno



Cido Coelho

Dilma Rousseff (PT) perde três pontos e está com 46%; José Serra (PSDB) tem 28% e Marina Silva (PV) segue com 14% das intenções de voto


A pesquisa Datafolha, realizada na segunda-feira, 27, divulgada na madrugada desta terça-feira, 28, aponta que a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), não tem mais a garantia de vitória no primeiro turno. Para vencer as eleições no primeiro turno, é necessário ter 50% mais um voto para vencer o pleito.

Os resultados da pesquisa estimulada apontam Dilma com 46% das intenções de voto, Serra tem 28% e Marina segue com 14%.

O levantamento mostra que Dilma perdeu três pontos percentuais entre os votos válidos podem decidir as eleições. A petista foi de 54% para 51%. Considerando a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, Dilma Roussef pode ter 49% ou 53% dos votos válidos.

Seu adversário, José Serra (PSDB), cresceu apenas um ponto - subindo de 31% para 32%. Já Marina Silva (PV) ganhou dois pontos e passou de 14% para 16% das intenções de votos válidos.

Votos brancos, nulo e eleitores que não votarão em nenhum candidato somam 3%. O número de indecisos é de 7%. Os outros candidatos não alcançaram 1%.

Entre os eleitores que ganham de 2 a 5 salários mínimos - entre R$ 1.020,00 e R$ 2.550,00 -, que são 33% da população brasileira, houve queda de 5% das intenções de voto para Dilma Rousseff.

Segundo a pesquisa, Dilma começou a perder pontos a partir do escândalo envolvendo tráfico de influência na Casa Civil, que teve desfecho no pedido de demisão de sua ex-assessora, Erenice Guerra.

Com isso, as intenções de voto em Dilma caiu de 51% para 46% e a soma de seus adversários saiu dos 39% e agora está em 44%.

Diferença

Se considerar os votos válidos, a diferença entre Dilma e os outros candidatos caiu de 14 pontos para dois pontos na nova pesquisa.

Mulheres e mais escolarizdos

Os números apontam perda de cinco pontos de apoio a petista, passando de 47% para 42% e entre os eleitores com curso superior.

Segundo turno

Num eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra a vantagem da candidata do PT também caiu. Dilma que tinha 55% das intenções de voto, perdeu três pontos, e agora está com 52%, Serra que tinha 38% das intenções de voto na pesquisa anterior, subiu um ponto e tem 39%.

A pesquisa foi realizada com 3.180 entrevistados, em 202 municípios, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 32913/2010.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles