segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Brasil arde em chamas e expõe falta de estrutura para prevenir incêndios

Celso Junior/AE

A quantidade de queimadas em 2010 - maior em três anos - expõe a falta de estrutura para prevenir e combater os incêndios. Até quinta-feira, o País acumulava cerca de 72 mil focos de fogo. Em 2009, foram 26,2 mil e, em 2008, 44,7 mil. Apesar da gravidade, o tema demorou a receber uma resposta do governo e sequer entrou na agenda de campanha dos principais candidatos à Presidência da República.

Sem controle. Queimada em área de Cerrado em Brazlândia, cidade satélite de Brasília (DF). Só este ano, os focos de incêndio cresceram 174% em todo o País, em relação a 2009.

Contribuíram para agravar o quadro diversos fenômenos meteorológicos, entre eles o fato de o período seco ter começado mais cedo. Mas, para ambientalistas, o ponto central da questão é o uso do fogo na agropecuária, que, apesar de ser uma tecnologia arcaica, continua sendo muito utilizada e acaba fugindo do controle, provocando incêndios de grandes proporções.

"Os brasileiros usam o fogo como arado ou trator e a cinza como adubo", resume Paulo Adário, do Greenpeace. Para ele, é fundamental investir na capacitação do produtor e em assistência técnica. Roberto Smeraldi, da ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, reforça a ideia. "Temos um círculo vicioso do uso controlado do fogo por conta do atraso em programas de produtividade agrícola e pecuária. O desafio está na mudança dessa prática primitiva."

Além do problema ambiental, as queimadas trazem prejuízos aos produtores. A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) não possui dados, mas admite que o tema preocupa. "As ações preventivas têm falhado. Para o ano que vem será preciso um plano de ação mais abrangente", diz Assuero Doca Veronez, presidente da Comissão de Meio Ambiente da CNA.

Veronez explica que, até então, as federações estaduais de agricultura e os sindicatos rurais têm atuado na orientação aos produtores para evitar os incêndios. "Será preciso unir forças com órgãos do governo para traçar um plano mais efetivo", diz.

Ele concorda que é preciso modernizar as práticas agrícolas, especialmente para os pequenos produtores no Norte e Nordeste. "A tecnologia para evitar o uso do fogo existe, a questão é disseminá-la. E isso requer política pública."

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles