terça-feira, 24 de agosto de 2010

O descaso com a Cultura no Paraná


Mais uma vez na véspera da eleição se reascende o debate sobre o investimento estatal em Cultura e por parte da Coligação governista ressurgem por parte destes que a compõem o arrazoado de propostas que nunca serão cumpridas caso os mesmos continuem no poder, o que espero que não aconteça, pois isto seria a continuidade da desconstrução do setor.

Durante o governo Requião/Pessuti, que hoje apóiam o Osmar, o investiu menos de 0,5% do seu orçamento na Secretaria de Cultura e às empresas públicas, entre elas a Copel e a Sanepar, não seguindo as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura investiram pela Lei Rouanet todos os seus recursos nas atividades elitistas desenvolvidas pelo Museu Oscar Niemeyer. Do ponto de vista do Estado ter acesso às verbas federais pelo fato do governo estadual dirigido por Requião/Pessuti não ter consolidado o Conselho Estadual de Cultura e por falta deste não conseguir cumprir as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura e também por não ter criado o Fundo Estadual de Cultura perdemos milhões em verbas do Ministério destinados ao Programa Federal dos ‘Pontos de Cultura’, etc..

A sociedade paranaense, que não aceita este descaso com a Cultura por parte dos atuais governantes, lançou esse manifesto:

MANIFESTO DA CULTURA 2010 PARANÁ

O Movimento Pró-Conselho Estadual de Cultura, artistas, produtores, trabalhadores, Movimentos Culturais e Sociais, Instituições, cidadãos e demais representantes da sociedade civil organizada vêm publicamente solicitar aos candidatos e candidatas ao Governo do Estado do Paraná e demais cargos eletivos a confirmação do compromisso pela CULTURA, com a seguinte PAUTA:

Criar e implementar a Lei Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura articulados aos planos setoriais das linguagens artísticas e áreas culturais, tendo como premissa a instituição do Sistema Estadual de Cultura cuja a base é o Fundo Estadual de Cultura, seguido pela implantação do Conselho Estadual de Cultura, ambos fomentados pelo Controle Social e pela realização periódica das Conferências Estaduais de Cultura.
E, consequentemente, reivindicar que a administração dos recursos e dos Equipamentos Públicos de Cultura do Estado do Paraná se torne cada vez mais eficiente e transparente.
Cientes do papel prioritário da Cultura na sociedade ficam registrados as solicitações por um compromisso público pelas urgentes reivindicações.

*Este documento foi assinado por mais de 200 entidades e personalidades ativas no mio cultural.

2 comentários :

Regbit disse...

PARABENS PELO MANISFESTO PARA OS POLITICOS PASSA LONGE, NÃO SAIA DA BOCA CULTURA

Cutura45 disse...

A criação do Conselho Estadual de Cultura já faz parte do Plano de governo do candidato Beto Richa. Estaremos presentes no manifesto logo mais.
Um abraço
Equipe Cultura45
http://cultura45.blogspot.com
Twitter: @cultura45
Facebook: Cultura Paraná

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles