quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O antes e o depois do Osmar Dias em relação as invasões de terra no Paraná e as políticas dos governos estadual e federal a respeito:

Antes enquanto opositor ao Lula e ao Requião:

"Senador alerta para a situação das invasões de terras no Paraná

Sr. Presidente, Sr.ªs e Srs. Senadores,

Faço este registro para lamentar que, embora o Presidente Lula tenha dado uma entrevista no Fantástico, repetida hoje várias vezes em noticiários da emissora Globo de Televisão, de que, neste País, a reforma agrária não será feita na marra, no Paraná, no final de semana, mais três fazendas foram invadidas. O Paraná é o retrato do que ocorre no Brasil neste campo.

Em janeiro, eram 4.100 famílias, Sr. Presidente; hoje, são 14 mil famílias acampadas nas beiras das rodovias, estimuladas pelo discurso que propõe uma reforma agrária incapaz de ser desenvolvida, pelo menos pelo orçamento que o Governo está prometendo para o próximo ano.

No ano passado, o Governo disponibilizou 1 bilhão e 100 milhões de reais para a reforma agrária. Para o ano de 2004 – portanto, o primeiro ano em um orçamento elaborado pelo atual Governo -, teremos R$720 milhões, um valor cerca de 30% inferior ao que disponibilizou o Governo anterior. Vejam que o discurso de campanha do atual Governo sempre foi o de que faria uma revolução na reforma agrária brasileira, inclusive com metas de assentamento que, neste ano, chegam a sessenta mil famílias, com orçamento que não atinge a R$300 milhões.

Algo está errado, Sr. Presidente. Eu acredito que o que está errado é a intensidade das promessas que são feitas com facilidade, sem levar em conta o orçamento disponível para concretizá-las. Esse é o primeiro ponto. É preciso que o Governo faça um casamento entre o que está prometendo e o que pode fazer em relação à reforma agrária. Caso contrário, teremos sempre uma expectativa que não será cumprida, o que aumentará as invasões de propriedades, principalmente quando ouvimos o Procurador-Geral da República dar uma declaração completamente desfocada do que é legal e constitucional, dizendo que propriedade improdutiva pode ser invadida."
http://www.senado.gov.br/senadores/senador/odias/trabalho/Discursos/Discursos/Discurso2003/030818.htm


Depois enquanto candidato ao governo com o apoio do PT e do PMDB:

"Osmar é garantia de paz no campo com negociação e bom senso

O candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, apresenta dados para mostrar que nos governos Lula e Requião o número de ocupações de propriedades rurais caiu pela metade em comparação com os índices dos governos de FHC e Lerner, apoiadores do adversário do PSDB.

O Paraná teve redução significativa no número de ocupações de imóveis rurais nos últimos oito anos, com os governos Lula e Requião. Dados oficiais da Ouvidoria Agrária Nacional (OAN), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), registram 104 ocupações no Paraná de 2003 a 2010.

No período anterior, nos anos dos governos FHC e Lerner (dos partidos da aliança de Beto Richa), o número foi mais que o dobro: as ocupações somaram 243 no Estado.

“Esses dados mostram que as políticas implementadas pelo presidente Lula foram bem sucedidas e queremos dar continuidade a elas no Paraná”, garantiu o candidato da coligação A União Faz Um Novo Amanhã, Osmar Dias (PDT), ao governo estadual."

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles