quinta-feira, 1 de julho de 2010

Nada como um dia após o outro ...

Harry Teles, o diretor do IAP detido pelo crime ambiental de contrabando de aves raras

O motivo da prisão:

Gazeta do povo

"Em 2009, Márcio Rodrigues, considerado líder da quadrilha, foi autuado em R$ 203 mil pela posse de aves não legalizadas. O auto de infração gerou um processo administrativo no Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O responsável pelo setor de fiscalização e licenciamento ambiental do IAP, Harry Teles, e o fiscal Jackson Vosgerau – ambos presos na operação de ontem – foram acionados por Sérgio Buzato, do Tribunal de Contas, e deram parecer pelo arquivamento do processo de multa. O IAP informou que uma sindicância foi aberta para apurar o envolvimento dos funcionários."

A injustiça praticada contra a Elma Romanó

A mais de dois anos atrás os ambientalistas de todo o estado denunciaram a armação que foi montada para incriminar a Elma Romanó e o Harry Teles, um dos responsáveis pelo ato injusto contra está pessoa integra, agora é desmascarado e detido por causa das falcatruas que cometeu, como aponta o comentário feito no blog do Fábio Campana pelo advogado e ambientalista Vitório Sorotiuk:

"Está preso também o Chefe de Licenciamento ambiental designado e protegido pelo Governador Roberto Requião de Mello e Silva que foi o responsável pela injusta prisão da servidora Elma Romanó."

A declaração dos ambientalista de apoio a Elma:

Declaração em favor de Elma Romanó

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Mais de uma dezena de associações de defesa e proteção ambiental e destacadas personalidades ligadas à causa ambiental reuniram-se dia 31 de outubro, às 19:00 horas, no Instituto de Engenharia do Paraná, localizado à Rua Emiliano Perneta, 174, em Curitiba, e trataram da criação do Movimento de Luta contra a Corrupção e pela Boa Gestão Ambiental e da prisão da Engenheira do Instituto Ambiental do Paraná Elma Romanó. O advogado Dalio Zippin presente na reunião relatou a forma como a engenheira foi presa, sem alta médica, tirada do leito hospitalar com o cateter nos braços e conduzida para vários lugares desnecessariamente. O advogado informou aos presentes do ingresso do pedido de Hábeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Os presentes assinaram a seguinte declaração:

As associações de defesa e proteção ambiental e os cidadãos paranaenses vinculados à proteção ambiental vêm manifestar à sociedade que conhecem há mais de 30 anos a Engenheira Elma Romanó e sua conduta ilibada, profissional e exemplar em defesa da proteção do meio ambiente.

Espera-se das autoridades do executivo e do judiciário o respeito à ampla defesa e aos princípios democráticos e aos direitos e garantias individuais para que a Engenheira Elma Romanó possa provar o seu empenho na luta corrupção no Instituto Ambiental do Paraná – IAP e demonstrar a armadilha construída contra a sua pessoa.

Chama-se a sociedade paranaense e, em particular, as associações ambientalistas e os cidadãos vinculados às questões ambientais para a construção do Movimento de Luta contra a Corrupção e a Boa Gestão Ambiental. A qualidade do meio ambiente é um bem de uso comum do povo, pertence a todos, e o estado é tão somente o seu gestor. Cabe à sociedade intervir para que a gestão do patrimônio de todos, visando o uso sustentável e a preservação, para as presentes e futuras gerações, seja efetiva, com fundamento na lei, com moralidade e eficiência, como determina a Constituição Federal. Essa é uma recomendação das cartas de princípios das Nações Unidas nascidas nas duas grandes Convenções Internacionais sediadas em Estocolmo e no Rio de Janeiro e da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e a Convenção Interamericana contra a Corrupção, todas firmadas pela Brasil.
Curitiba, 31 de Outubro de 2007.

Instituto de Engenharia do Paraná - IEP
Associação Brasileira dos Engenheiros Civis do Brasil - ABENC
Associação de Defesa do meio Ambiente de Araucária – AMAR
Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem – SPVS
Instituto de Ecologia e Biodiversidade do Brasil
Instituto Guardiões da Natureza
Liga Ambiental
Associação Nacional de Pesquisa e Preservação Ambiental – ANINPA
Associação Nacional de Pesquisa e Preservação Ambiental – ANINPA - Matinhos
Rede Brasileira da Conservação dos Recursos Hídricos e Naturais – Amigos das Águas
Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte – APROMAC.
Associação Planeta Azul de Ponta Grossa
Associação Atmosfera
Instituto ANINPA BRASIL
FEPAM- UNEAP
Rede Brasileiras de ONGs
Associação Projeto Ilha
Zuleica Nicz – Representante eleita das Organizações Não Governamentais de Proteção ao Meio Ambiente do sul do Brasil no Conselho Nacional do Meio Ambinete – CONAMA
Paulo Salamuni – Vereador
Deputada Estadual Rosane Ferreira
Diva R. Lima – advogada
Zilna Hoffman Domingues – Engenheira Florestal
Antonio Borges dos Reis
Vitório Sorotiuk - advogado -
Jose Álvaro Carneiro - ambientalista
Roger Galvão Ambientalista e Editor do blog http://gritoambiental.blogspot.com

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles