sexta-feira, 2 de julho de 2010

Datafolha: Serra reage

A pesquisa do Instituto Datafolha anunciada nesta sexta feira aponta que o candidato José Serra e a candidata Dilma estão tecnicamente empatados na disputa pela Presidência da República .

Pelo levantamento Serra tem 39 por cento das intenções de voto, contra 38 por cento de Dilma. A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 10 por cento.

Apenas cinco por cento dos entrevistados opinaram que irão votar em branco ou anular o voto, 9 por cento disseram não saber em quem votarão. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 2.658 pessoas nos dias 30 de junho e 1o de julho, depois da oficialização das candidaturas pelas convenções partidárias e da escolha dos candidatos à vice.

Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada nos dias 20 e 21 de maio, Serra e Dilma apareciam empatados com 37% das intenções de voto e Marina tinha 12%. Nesta nova pesquisa o Serra subiu dois pontos, a Dilma um e a Marina desceu dois.

Num eventual segundo turno, de acordo com o Datafolha, Serra teria 47%, contra 45% de Dilma, diferença que está dentro da margem de erro do levantamento.

Pelos números apresentados a pouco tempo pelos outros Institutos de pesquisas a Dilma aparecia na frente, mas mudanças nos números a favor do Serra se devem aos programas eleitorais gratuitos apresentados pelo PSDB e os seus partidos aliados, o que o tornou mais conhecido e fez diminuir o número de indecisos, como também fez muitos votos migrarem das outras candidaturas de oposição a candidata apoiada pelo Lula.

O Serra avançou no Sul, onde a intenção de votos em relação a sua candidatura subiu de 38% para 50%, e no Sudeste, onde tem 43%, contra 40% de maio, que sãos as regiões mais populosas e ricas do país, onde anteriormente a sua candidatura já predominava.

A Dilma continua continua apresentando as suas melhores taxas de crescimento no Nordeste, onde subiu de 44% para 47%, e Norte/Centro-Oeste, onde foi de 40% para 42%. Regiões menos populosas e mais pobres, onde o governo federal tem investido pesado nos programas sociais.

Nos cenários onde aparecem os candidatos de menor expressão o empate entre o Serra e a Dilma se mantém dentro da margem de erro: Serra tem 39% e Dilma, 37%. Marina vai a 9%.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles