sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pessuti reafirma apoio à reforma agrária no Paraná


O governador Orlando Pessuti participou nesta sexta-feira (16) em Curitiba, da audiência pública sobre a reforma agrária. O encontro promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) quer a articulação do Governo do Paraná junto ao Governo Federal para o assentamentos de 6 mil famílias no Estado.

“Essa luta é legítima. Tanto o ex-governador Roberto Requião quanto eu sempre trabalhamos para que esses agricultores fossem incluídos e beneficiados pelas nossas políticas públicas”, disse o governador. “Ouvimos as reivindicações para estudar a forma de ajudá-los, já que as questões de assentamento são de competência do Governo Federal.”

Cerca de mil trabalhadores rurais representaram os 270 acampamentos e assentamentos do Paraná e reivindicaram mais urgência no assentamento, infraestrutura para que as famílias possam trabalhar na terra e incentivos à educação. “Pedimos às autoridades estaduais e federais para que dêem mais agilidade nos projetos que já estão encaminhados, principalmente os referentes à terra e à educação”, contou Roberto Baggio, coordenador do MST no Paraná.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) considerou positivo o encontro com representantes dos governos federal e estadual que ocorreu nesta sexta-feira (19), no Ginásio do Tarumã, em Curitiba. De acordo com o MST, as principais reivindicações foram atendidas, como a ampliação e construção de escolas nos assentamentos, apoio à agricultura familiar e assentamento de seis mil famílias acampadas no Paraná. As mobilizações em Curitiba começaram na terça-feira (13) e terminaram nesta sexta.

De acordo com Diego Moreira, um dos coordenadores do MST no Paraná, houve avanços com relação à promoção da Reforma Agrária no estado. “Voltaremos para os assentamentos satisfeitos, principalmente por causa das escolas e a das famílias que serão assentadas no Paraná”, disse Moreira.

O governo do Paraná se comprometeu a construir ou ampliar 19 escolas em assentamentos do Paraná, segundo informações da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo estadual. Já o Incra afirmou que as seis mil famílias que vivem em acampamentos serão assentadas até dia 31 de dezembro de 2010.

Foi anunciado o repasse de R$ 15 milhões para a agroindústria familiar.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles