sábado, 27 de abril de 2013

Região de Tupã/SP: A CLEALCO ESTÁ POLUINDO O RIO FEIO?

 Clealco nega vazamento de resíduo que pode ter provocando mortandade de peixes no Rio Feio, mas não prova... (Jota Neves)

A QUÍMICA USADA NA PRODUÇÃO DO ÁLCOOL E A POLUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS:

"O manejo da cana-de-açúcar emprega inúmeros componentes químicos distribuídos entre inseticidas, fungicidas, herbicidas, adubos, entre outros, oferecendo risco de contaminação do solo e água em áreas próximas aos limites do PEA, podendo afetar gravemente todo o ecossistema do Parque em caso de acidente, principalmente pela característica germorfológica dessa área, caracterizada por planícies inundáveis, e tendo na presença abundante de água, um fator de dispersão de poluente de grande potencial.
Outro problema ambiental envolvendo o manejo dos canaviais reside na prática de fertirrigação. É prática comum incorporar grande parte dos efluentes líquidos à vinhaça para disposição no solo por meio da técnica de fertirrigação.
Assim é feito com as águas geradas no processo de fabricação do açúcar e álcool, como as águas da lavagem de pisos e equipamentos, e as das purgas dos lavadores de gases, por exemplo. A vinhaça, resíduo do processo de destilação do álcool, é gerada à razão de 12 litros por cada litro de álcool e apresenta: temperatura elevada, pH ácido, corrosividade, tem alto teor de potássio, além de quantidades significativas de nitrogênio, fósforo, sulfatos, cloretos, entre outros.
O contato de um volume representativo deste fertilizante com as várzeas ou lagoas marginais provocaria o fenômeno de eutrofização com morte de peixes e organismos aquáticos, além da contaminação das águas e ecossistemas palustres." 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles