terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Acusado de matar juíza Patrícia Acioli vai a júri no Rio

Começa esta terça-feira (4) o julgamento do primeiro acusado no caso da morte da juíza Patrícia Acioli, no Rio de Janeiro. A magistrada foi morta quando chegava em casa, em agosto de 2011, com 21 tiros. O cabo da Polícia Militar, Sérgio Costa Junior, confessou o crime.

A audiência estava marcada para começar Às 8h no 3º Tribunal do Júri do Fórum de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, mas até as 8h35 não havia começado, segundo o G1.

A confissão de Costa Júnior ajudou para os investigadores da Divisão de Homicídios (DH) chegarem aos demais envolvidos no crime e elucidassem o caso. Beneficiado pela delação premiada, ele será julgado separadamente dos outros réus. Todos vão responder pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha.

A morte de Patrícia Acioli foi encomendada, após a juíza ter atuado em diversos processos em que os réus eram policiais militares envolvidos em supostos autos de resistência.

Os jurados que participarão do Conselho de Sentença de Sérgio Costa Júnior sairão de uma relação de 25 nomes escolhidos previamente. A previsão é que o julgamento termine na noite desta terça-feira.

Já os réus Junior Cezar de Medeiros, Jefferson de Araújo Miranda e Jovanis Falcão Junior serão julgados no dia 29 de janeiro de 2013, também às 8h. O juiz também decidiu desmembrar o processo em relação aos outros sete acusados, que estão aguardando o julgamento de recursos para reverter a decisão da 3ª Câmara Criminal no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. Todos são acusados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha. As penas variam de dois a 30 anos de prisão.

O processo da morte de Patrícia Acioli tem 7.500 páginas, e o julgamento deve durar pelo menos dois dias. Onze policiais militares foram responsabilizados pelo crime, mas apenas cinco deles irão a júri popular na 3ª Vara Criminal de Niterói. Sete jurados irão dar o veredicto sobre os PMs.

A juíza Patrícia Acioli foi morta na porta de sua residência, em Niterói, por dois policiais militares, no dia 11 de agosto de 2011. Para chegar aos 11 acusados, entre eles, o tenente-coronel Cláudio Oliveira e o tenente Daniel Benitez, a Divisão de Homicídios analisou todos os sinais de celulares captados por antenas e imagens de câmeras do trajeto feito pela juíza do Fórum de São Gonçalo até em casa. Ela foi morta porque estava revendo ações de PMs do 7º BPM (São Gonçalo) registradas como autos de resistência (morte em confronto) forjados e o envolvimento deles com o tráfico de drogas no município. (AG)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles